Melhor horário para se exercitar é diferente para homem e mulher, diz estudo

Compartilhe


O exercício matinal pode beneficiar as mulheres que desejam reduzir a gordura corporal e a pressão arterial. Crédito: Getty Images

O exercício físico é bom para você em qualquer momento do dia, mas o momento para obter o melhor resultado varia entre mulheres e homens, de acordo com um estudo dos Estados Unidos.

A pesquisa afirma que as mulheres queimam mais gordura corporal durante o exercício matinal, e os homens, à noite. Diferenças nos hormônios, relógios biológicos e ciclos de sono entre os sexos podem influenciar na queima de calorias.

Até aqui, muito do que se sabe sobre este tema é baseado em estudos só com homens, apontam os pesquisadores.

O estudo com 30 homens e 26 mulheres — todos ativos e saudáveis, e entre 25 e 55 anos — durou 12 semanas e monitorou os efeitos de um programa variado de condicionamento físico, que incluiu alongamento, corrida e treinamento de resistência.

Um grupo se exercitou por uma hora antes das 8h30 da manhã, enquanto o outro grupo seguiu as mesmas atividades à noite, entre 18h e 20h. Todos os participantes seguiram um plano de refeições especial.

Os pesquisadores testaram a pressão arterial e a gordura corporal de todos ao longo do estudo, bem como sua flexibilidade, força e potência aeróbica no início e no fim.

Ao longo do teste de 12 semanas, todos tiveram melhora na sua saúde em geral e no desempenho, independentemente de quando se exercitaram.

“A melhor hora para o exercício é a que se encaixa na sua agenda”, diz Paul Arcerio, principal autor do estudo e professor de Saúde e Ciências Fisiológicas Humanas do Skidmore College, em Nova York.

CEDO OU TARDE?

“A melhor hora para o exercício é a que se encaixa na sua agenda”, diz Paul Arceri. Crédito: Getty Images

Com base nos resultados dos estudos, as mulheres são orientadas a se exercitar pela manhã para reduzir com maior eficiência a gordura na cintura e a pressão arterial, diz Arcerio.

No entanto, ele diz que as mulheres que tentam melhorar a força muscular na parte superior do corpo, bem como o humor geral e a ingestão de alimentos, devem fazer exercícios noturnos.

Os homens que participaram do estudo são menos sensíveis à hora do dia em que se exercitam. Mas treinos para aumentar a força física funcionam melhor pela manhã e à noite.

O exercício noturno foi considerado “ideal para homens interessados em melhorar a saúde cardíaca e metabólica, bem como o bem-estar emocional”, diz Arcerio.

Melhorar a saúde metabólica significa reduzir o risco de doenças como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e derrames.

Não está claro exatamente por que as respostas de homens e mulheres ao momento do exercício foram tão diferentes. Agora, os pesquisadores dizem que são necessárias mais pesquisas para aprofundar o conhecimento sobre o tema.

Eles dizem que as mulheres podem queimar mais gordura corporal pela manhã porque são mais propensas a ter excesso de gordura abdominal. Os ritmos internos do corpo também podem influenciar no processo.

O estudo, publicado na Frontiers in Physiology, monitorou pessoas com peso saudável, mas os pesquisadores dizem que o resultado também pode aparecer em pessoas com sobrepeso ou obesidade.

*Com informações da “BBC News Brasil”

Leia também

Governador confirma presença na inauguração da clínica de hemodiálise em Barra de São Francisco

A inauguração da Clínica Med.Álise Maura Maria de Paula foi confirmada pela empresária Josi Lopes e o prefeito...

Operação contra pirataria prende seis pessoas em três estados

A quarta fase da Operação 404, deflagrada hoje (21) sob coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, prendeu ao menos...

Acidentes em rodovias federais registram queda durante feriado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou nesta segunda-feira (20) que o feriadão de Corpus Christi neste ano, entre os dias...

Programa vai formar jovens em tecnologia da informação

O governo do Paraná vai apoiar os municípios do estado para que promovam a formação de na área...

Tudo pronto para a inauguração da Clínica de Hemodiálise em Barra de São Francisco

O que parecia ficar apenas nos sonhos dos francisquenses e moradores da região que enfrentam longas viagens para...

EDP alerta para cuidados com a rede elétrica durante as festas juninas

  As tradicionais festas juninas já tomam conta dos calendários de eventos e garantem diversão em muitas cidades de...

Veterinária capixaba foi perseguida e morta a tiros na Bahia

Uma médica veterinária de 29 anos foi morta a tiros em Teixeira, cidade no extremo sul da Bahia,...

Cuida Mais Brasil: Entenda como será financiamento e como recursos serão disponibilizados aos municípios

Orçados em R$ 169,6 milhões em 2022, os recursos do Programa Cuida Mais Brasil serão divididos por Região...