Megalote de restituição do IRPF será aberto para consulta nesta terça-feira

Receita Federal abre nesta terça-feira, 23, a partir das 9h, as consultas ao segundo lote do Imposto de Renda de Pessoa Física 2020, relativo ao ano-base 2019.

As consultas podem ser feitas por meio da página da Receita na internet ou pelo telefone 146. O órgão disponibiliza, ainda, um aplicativo para tablets e smartphones para consulta das informações sobre a restituição do IR e a situação cadastral do CPF.

Neste lote, será autorizado um crédito bancário a 3.306.644, somando R$ 5,7 bilhões. De acordo com o órgão, esse será o “maior valor para um lote de restituição em todos os tempos”Os valores estarão disponíveis para saques a partir de 30 de junho.

Como em anos anteriores, os primeiros lotes do IR contemplam contribuintes com prioridade legal no recebimento das restituições.

Do valor total do lote, R$ 3,97 bilhões irão para esses contribuintes, sendo 54.047 contribuintes idosos acima de 80 anos, 1.186.406 contribuintes entre 60 e 79 anos, 89.068 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 937.234 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Segundo o Fisco, foram contemplados ainda mais de 1 milhão de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 4 de março deste ano.

Neste ano, o primeiro e o segundo lotes do IR estão sendo pagos antes mesmo do fim do prazo de entrega do Imposto de Renda, que foi estendido para 30 de junho por conta da pandemia do novo coronavírus. É a primeira vez que as restituições começam a ser pagas durante o prazo de transmissão das declarações.

Historicamente, o primeiro lote de restituição era pago no mês de junho, mas neste ano foi antecipado para maio. Também houve redução do número de lotes de 7 para 5. Dessa forma, a conclusão do pagamento das restituições, referentes às declarações que não tenham apresentado inconsistências, será no mês de setembro.

Consultas – O supervisor do IR, Joaquim Adir, explicou que, ao realizar as consultas aos lotes do Imposto de Renda 2020, o contribuinte deve receber uma das seguintes informações:

  • foi contemplado e receberá os valores na semana que vem;
  • a declaração está na “fila de restituição”, ou seja, que está tudo correto (apenas aguardando a liberação dos valores nos próximos meses);
  • a declaração está “em processamento”, ou na “fila de espera” do órgão.

Segundo Adir, quando a declaração está “em processamento” ou na “fila de espera”, pode ser que haja alguma inconsistência de informações e o contribuinte pode revisá-la, mesmo sem ter certeza de que há algum erro.

Isso ocorre, de acordo com Adir, pois o contratante, ou médicos, imobiliárias, podem não ter enviado as informações sobre seus colaboradores e clientes, inviabilizando o cruzamento pelo Fisco.

Leia mais

Educação Municipal de Barra de São Francisco apresenta bons resultados no IDEB

Bom dia! 😷 Nossa matéria sobre o resultado do IDEB, divulgada na última quinta (17), foi disponibilizada já a noitinha com alguns erros de digitação...

‘Ela queria se matar’, relata mãe de adolescente que denunciou PM por estupro

Agente também é suspeito de abusar sexualmente da filha de 13 anos. Casos são investigados pela Polícia Civil e pela corregedoria da Polícia Militar. Por...

Amor em forma de música é tocada pelo músico Wesley no hospital de Barra de São Francisco

Pacientes e funcionários do Hospital Estadual Dr. Alceu...

Institutos federais abrem vagas para cursos de qualificação profissional a distância

Três institutos estão com processo seletivo para vagas em 66 cursos diferentes – Foto: ...

Leia também

EUA: filho é erguido ao 2º andar para ver a mãe pela última vez

Um filho não mediu esforços para dar adeus a sua mãe, em Bridgewater, no estado da Virginia, nos Estados Unidos. Jean Wolf, 94 anos, era...

Operação da PM apreende armas, entorpecentes e munições em Alto Rio Novo e Pancas

Em repressão ao crime, a Polícia Militar realizou operação na manhã desta quinta-feira (1º/10/2020) em Alto Rio Novo e Pancas. Doze armas apreendidas,...

Apae precisa do seu voto para conseguir energia solar

A Apae de Nova Venécia se inscreveu no Edital do deputado federal, Felipe Rigoni (PSB), com o projeto de “Energia Solar: Gerando Energia de...

Espírito Santo chega a 3.551 mortes e 121.514 curados com 132.350 casos de Coronavírus

O Espírito Santo registrou, até esta quinta-feira (1), 3.551 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 132.350. O índice de letalidade...