Médico conhecido por defesa de “kit covid” morre vítima da doença

O médico criador do chamado “kit covid” em Sinop (MT), Guido Céspedes, morreu esta semana vítima da doença. Ele estava internado desde julho em uma unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Regional da cidade.

O médico oncologista ficou conhecido ao propagar um kit para combate à covid-19 composto por hidroxicloroquina, azitromicina, zinco, ivermectina, AAs e ibuprofeno. Os medicamentos, no entanto, não possuem eficácia comprovada na prevenção e no tratamento da covid-19. O Conselho Federal de Medicina (CFM) permite que pacientes façam uso da cloroquina, desde que notificados da falta de comprovação científica. Entre os efeitos colaterais apontados está a arritmia cardíaca.

O  estado de saúde do médico de 46 anos foi agravado por comorbidades, dado que ele era diabético, obeso e tinha pressão alta. O profissional, que atuava na linha de frente do combate ao novo coronavírus, precisou ser intubado e ficou internado durante todo o mês de agosto.

A informação foi anunciada no Facebook da prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, na última quarta-feira (2). “Na linha de frente, assinou o protocolo do Kit Covid e deu o seu melhor ao nosso município. Neste momento de dor, me solidarizo com a família e deixo aqui um abraço apertado”, escreveu ela.

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT) lamentou a morte do médico e fez menção ao protocolo.

Veja a íntegra da nota:

O Corpo de Conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT) recebeu com bastante pesar a notícia do falecimento do médico Guido Vaca Cespedes, na tarde desta quarta-feira (02), em Sinop.

Dr. Guido era inscrito neste Conselho desde 2006, sendo especialista em oncologia clínica.

Servidor Público, atuou na linha de frente de combate à Covid-19, e foi o médico responsável técnico pela criação do ‘Kit Covid-19’ em Sinop.

Informações: Congresso em Foco

Leia mais

Movimentação na Terceira Ponte indica queda no isolamento social desde o início da pandemia no Espírito Santo

Índice, que é medido desde o dia 13 de abril, teve o menor percentual na segunda-feira (6), com somente 44,21% dos capixabas respeitando o...

A campanha educativa ressalta a importância da empatia com a vida do próximo na hora da tomada de decisões nas vias

O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) anunciou a retomada dos cursos de formação...

Na linha de frente do combate ao coronavírus, enfermeira do Espírito Santo vê filho uma vez por mês

Desde que a pandemia teve início, Aline só conseguiu ver o filho Benjamin duas vezes. Reportagem: TV Gazeta

Polícia prende três suspeitos de tráfico de drogas em Barra de São Francisco

Policiais Militares de Barra de São Francisco flagram comercialização de entorpecentes na Vila Luciene e prendem 03 suspeitos Na noite desta sexta-feira, 26/06/2020, ao verificar...

Leia também

Homem morre eletrocutado no interior de Nova Venécia

Imagem ilustrativa Um homem de 46 anos morreu eletrocutado na manhã desta segunda-feira, dia 21, no interior de Nova Venécia. Segundo o Corpo de Bombeiros, a...

Número de casos de Covid-19 voltará a aumentar no ES, diz secretário de Saúde

O número de casos de Covid-19 voltará a...