MEC oferece guia de Educação Física para volta às aulas

Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, em parceria com o Impulsiona, disponibiliza para escolas de todo Brasil o guia “O papel da atividade física no retorno às aulas presenciais”. Esse documento tem o objetivo de ajudar professores de Educação Física a acolherem e movimentarem os alunos neste segundo semestre, seguindo todos os protocolos de segurança.

O conteúdo está dividido em seis módulos:

1) Como comunicar medidas preventivas

2) Como acolher os alunos e resgatar os vínculos

3) Como higienizar e descontaminar os espaços da escola

4) Medidas de proteção individual e coletivas

5) Sugestões de atividades físicas com segurança

6) O papel do professor de Educação Física no processo

Segundo Vanderson Berbat, diretor do Impulsiona, esse material ajuda os educadores a usarem o esporte como uma ferramenta para motivar crianças e adolescentes na volta às aulas presenciais. “O profissional de Educação Física é considerado um agente de promoção da saúde pelo Conselho Nacional da Saúde. Essa disciplina é uma das mais queridas na comunidade escolar e tem o poder de acolher e motivar os jovens.”

Renato de Oliveira Brito, Diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC, explica que o guia orienta os professores sobre diferentes modalidades. “Trazemos adaptações que permitem ensinar inclusive os esportes coletivos de forma segura. Fizemos uma vasta pesquisa com todos os países que utilizam a atividade física como ferramenta de acolhimento e preparamos esse material, valorizando a Educação Física escolar.”

Para baixar o guia “O papel da atividade física no retorno às aulas presenciais”, clique AQUI.

Com informações do Ministério da Educação

MEC oferece guia de Educação Física para volta às aulas

Conteúdo reforça o valor da atividade física no acolhimento e motivação dos alunos Foto: Banco de Imagens