MEC oferece 50 mil vagas em cursos de extensão para estudantes de licenciatura

MEC oferece 50 mil vagas para cursos de extensão

Cursos são de Português, Matemática e Tecnologia da Informação e Comunicação.
– Foto:
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Estudantes de licenciatura poderão se inscrever e participar de cursos de extensão em Português, Matemática e Tecnologia da Informação e Comunicação sem sair de casa. A oportunidade é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). São, ao todo, 50 mil vagas. 

As inscrições podem ser realizadas até 20 de abril pela Avamec, plataforma on-line do MEC. Basta se cadastrar na ferramenta e informar dados pessoais e escolher o curso desejado.

De acordo com o secretário de Educação Básica do MEC, Janio Macedo, apesar de poder ser realizado por qualquer interessado, os cursos têm por objetivo auxiliar a formação continuada de professores e estudantes dos cursos de licenciatura em Matemática, Português e de Pedagogia. 

“Com os constantes avanços tecnológicos, a educação a distância é favorecida e se torna cada dia mais abrangente e ao alcance das pessoas nas diferentes regiões do país. Em função da pandemia de coronavírus e do isolamento social, a medida se torna ainda mais importante”, afirmou Macedo.

Segundo o professor Gilson Oliveira Barreto, coordenador do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (LabTIME) da UFG, os participantes podem iniciar as aulas na hora da inscrição e cada curso tem 60 horas de duração. Na plataforma do MEC estão disponíveis dados da ementa, os objetivos, a metodologia e o conteúdo dos cursos. 

No material para estudantes de Português, são abordados desde os conceitos básicos de texto, passando pelos processos e desafios da leitura e da escrita, até chegar a níveis mais avançados de interpretação e de escrita no meio acadêmico. Já o curso de Matemática, apresenta e discute conteúdos fundamentais para a área, como conjuntos numéricos e as operações fundamentais, potenciação e radiciação, equações e funções.

O curso de Tecnologias da Informação e Comunicação tem o objetivo de oferecer suporte técnico e também desencadear uma série de reflexões que servirão de base e fundamentação para leitura e estudo de pessoas interessadas nessa área. Os conteúdos apresentam o cenário atual dos recursos tecnológicos e as possibilidades propiciadas por esses recursos para fazer uso dos potenciais de suas ferramentas tanto para realizar leituras e estudos quanto para desenvolver produções intelectuais.

Ao final do curso, o aluno que cumprir todos os requisitos tem direito a um documento declaratório de que cumpriu aquela carga horária. O certificado poderá ser utilizado na rede de ensino para a progressão profissional e ajudar o estudante na carreira ou na universidade para comprovar que efetivamente realizou curso e atingiu as horas exigidas. 

A plataforma – O Avamec é um sistema on-line que permite a concepção e a administração de cursos a distância. Desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC em parceria com o LabTIME, a ferramenta faz parte do programa Educação Conectada, que tem como um dos objetivos fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.

 

Leia mais

RS: Governo encaminha Orçamento para 2021 com deficit de R$ 8 bilhões

A proposta do Orçamento 2021 encaminhada pelo governo do Rio Grande do Sul à Assembleia Legislativa tem previsão de déficit de R$ 8 bilhões....

Força-Tarefa da Saúde é criada para coordenar ações durante pandemia

A Força Tarefa terá vigência enquanto durar a declaração de emergência em saúde pública pela doença. ...

Paraná: 87% das empresas estiveram ativas durante quarentena, no estado

Mesmo com as medidas restritivas em 134 municípios do Paraná, 87% das empresas registradas no estado realizaram alguma atividade econômica nos dez primeiros dias...

Eventos corporativos e espaços culturais poderão funcionar a partir de 1º de setembro no Espírito Santo

  O Governo do Espírito Santo vai liberar o funcionamento de eventos corporativos e de algumas atividades culturais a partir do dia 1º de setembro....

Leia também

Homem furta bicicleta, mas acaba sendo preso pela PM em Boa Esperança

Imagem ilustrativa O suspeito de furtar uma bicicleta em Boa Esperança foi detido pela PM no último sábado (24), no Centro do município. Segundo a PM,...

Homem é preso após tentar matar a esposa com machado no interior de Vila Pavão

Imagem ilustrativa Um homem foi detido pela PM após tentar matar a esposa com um machado na tarde de sábado (27), Córrego Alecrim, na zona...