MEC abre 4,3 mil vagas para especialização de professores

MEC abre 4,3 mil vagas para especialização de professores

As aulas começam no segundo semestre e serão a distância. Foto: Banco de imagens

O Ministério da Educação (MEC) vai oferecer, por meio do Programa Novos Caminhos, um curso de especialização lato sensu em docência para a educação profissional e tecnológica, com 4.320 vagas para professores de redes estaduais de todo o País. As aulas serão a distância (EaD) e já começam no segundo semestre deste ano. O edital no Diário Oficial da União dessa terça-feira (21).

As redes estaduais podem aderir à iniciativa até o dia 14 de agosto. Cada uma receberá uma parcela do total de vagas e deverá selecionar os professores de suas escolas para cursarem a especialização. 

As redes também devem estabelecer parceria com polos EaD para as atividades presenciais da capacitação, além de outras ações de apoio ao curso, que será realizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), parceiro da ação. 

A oferta do curso visa atender a uma necessidade de formação de professores em Educação Profissional e Tecnológica. A reforma do ensino médio, introduzida pela Lei nº 13.415/2017, estabeleceu a formação técnica e profissional como uma das possibilidades de itinerários formativos, o que gerou uma demanda maior por docentes nas redes estaduais para atuar nos componentes de educação profissional dos novos currículos do ensino médio. 

O Programa Novos Caminhos, lançado em outubro de 2019, é a agenda estratégica do MEC para a educação profissional e tecnológica. Ele prevê a oferta de 40 mil vagas em cursos de complementação pedagógica, atualização tecnológica e/ou especialização para professores das redes públicas até 2022.

 

Com informações do Ministério da Educação

Leia mais

Veneciana atua na Rede Aparecida e já cantou até para o Papa

» Elaine atua no Santuário Nossa Senhora Aparecida há 12 anos ...

Secult apoia aprovação da Lei de Emergência Cultural

Projeto de Lei pode injetar R$ 3,6 bilhões...

Avante anuncia convenção municipal em Mantena

O AVANTE deve oficializar, em convenção partidária que será realizada neste sábado,(12), nas dependências da Câmara Municipal de Mantena, a candidatura do empresário Gentil...

INSS irá contratar servidores temporários para análise de processos e atendimento

Contratados atuarão no atendimento e análise de processos. – Foto: Fábio Rodrigues...

Leia também

Homem morre ao perder controle de motocicleta em Colatina

Um acidente de trânsito ocorreu na manhã do último domingo (27), por volta das 10h00min, na descida do Bairro José de Anchieta, em Colatina. Segundo...