MDR reconhece situação de emergência em três municípios da região Sul

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em três cidades da Região Sul do Brasil. Em Abdon Batista, no estado de Santa Catarina, e Saudade do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, a população sente os impactos do período de estiagem. 

Já os moradores de Diamante D’Oeste, também no Paraná, têm sofrido com o frio. A baixa temperatura provoca a formação de cristais de gelo em superfícies, a chamada geada.

Com o reconhecimento federal, estados e municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR. Karine Lopes, secretária Nacional de Proteção e Defesa Civil substituta, explica como pode ser usado o repasse.

“A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil apoia os municípios nas ações de resposta dos desastres, com ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e com as ações de reconstrução”. 

Tanto o pedido de reconhecimento de situação de emergência quanto de recursos deve ser formalizado pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.

Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional na área de Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.

Foto: Divulgação/Agência BrasilFoto: Divulgação/Agência Brasil


Leia mais

Leia também