MDR reconhece situação de emergência em três cidades do Sul do País

O Governo Federal reconheceu situação de emergência em três cidades da Região Sul do País atingidas por desastres naturais. 

No Rio Grande do Sul, os municípios de Cristal do Sul e Coronel Bicaco passaram por chuvas de granizo. Na contramão, a cidade de Caxambu do Sul, em Santa Catarina, atravessa o período de estiagem, quando há ausência de chuvas.

Com o reconhecimento federal, os municípios podem solicitar auxílio do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para ações de resposta a desastres naturais e de reconstrução de infraestrutura pública danificada. 

Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, explica como deve ser feita a solicitação.

“Para solicitar o recurso, o ente deve ter o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública. Os pleitos devem ser remetidos por meio do S2iD, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. É importante que todos os municípios estejam cadastrados e com os cadastros atualizados.”

O S2iD pode ser acessado em s2id.mi.gov.br. 

Também nesta quinta-feira, 26 de agosto, o MDR reconheceu a situação de emergência em outros 16 municípios do País, sendo 10 na Bahia, dois no Ceará, dois no Rio Grande do Norte, um em Sergipe e um em Minas Gerais.

Para saber mais sobre as ações de proteção e defesa civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.

Foto: MDR/DivulgaçãoFoto: MDR/Divulgação