MDR reconhece a situação de emergência em mais 11 cidades afetadas por desastres

Compartilhe

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta quarta-feira (15), a situação de emergência em mais 11 cidades do País atingidas por desastres naturais. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Clique neste link para acessar.

Na lista dos municípios beneficiados, quatro enfrentam um período de estiagem: Buritirama e Ibotirama, na Bahia, Milhã, no Ceará, e Lacerdópolis, em Santa Catarina. Já Parambu, no Ceará, passa pela seca, que uma ausência de chuvas mais longa do que a estiagem.

Em Pernambuco, as cidades de Glória do Goitá e Primavera sofreram com chuvas intensas, assim como São Ludgero, em Santa Catarina.

Já Maués, no Amazonas, e Quaraí, no Rio Grande do Sul, tiveram a situação de emergência reconhecida devido a inundações. Por fim, Agrolândia, em Santa Catarina, sofreu com enxurradas.

Como solicitar recursos federais

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos à distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD, a partir do Plano de Capacitação Continuada em Proteção e Defesa Civil. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos de capacitação.

Foto: Divulgação/MDRFoto: Divulgação/MDR

Leia também

Litro da gasolina deve ficar R$ 0,81 mais barato nos postos do Espírito Santo, diz governador

O preço do litro da gasolina deve ficar R$ 0,81 mais barato nos postos do Espírito Santo. O...

Montadora de aeronaves é inaugurada no Norte do Espírito Santo

  A manhã do último sábado (02), foi marcada por um evento diferente no município. Foi inaugurada em Jaguaré...

Criador do meme “Me dê, papai” morre em bar

Faleceu no início da tarde deste domingo (3) cidade de Tauá, no estado do Ceará, José Iaiá mais...

Combate ao Aedes aegypti precisa ser mantido mesmo nos dias de inverno

  Com a chegada do inverno, que começou em 21 de junho, o número de casos de focos de dengue deve...

Bueiro é construído no Córrego do Itá; agora são 82 em um ano e seis meses

A secretaria de Transportes e Estradas da prefeitura de Barra de São Francisco, com seus funcionários construíram mais...

Prefeitura de Jaguaré vai pavimentar distrito de Fátima

  Já está na conta do Fundo Municipal de Investimento da Prefeitura de Jaguaré, o recurso para início das...

Operação apreende menor com drogas e prende homem com arma de fogo

  Uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar, realizada na tarde desta quinta-feira (30), resultou na apreensão...