MDR premia projetos sustentáveis para habitações de interesse social

O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, premiou nesta quarta-feira, 30 de junho, os vencedores do concurso de arquitetura Habitação de Interesse Sustentável. Os três projetos selecionados serão construídos em terrenos a serem escolhidos por meio de seleção pública e servirão de modelo para outros empreendimentos residenciais do Programa Casa Verde e Amarela.

Para o ministro Rogério Marinho, a iniciativa vai ajudar a reduzir, de forma sustentável, o déficit habitacional no País.

“Esperar que aqueles que foram contemplados possam fazer escola. O que nós queremos são exemplos que possam ser replicados nos diferentes territórios do nosso país, de tal forma que nós possamos atacar esse déficit habitacional e a necessidade de organização das cidades com esse viés de sustentabilidade e de respeito ao meio ambiente.”

Paula Vilela e Souza, da Filmes De Bolso Produções, está entre os três vencedores do concurso. Ela se diz animada em ver seu projeto se tornar realidade em breve. 

“É bacana ter três bons projetos sendo premiados, três propostas de altíssima qualidade que servirão de modelo para podermos construir boas arquiteturas dentro desse tema chave da habitação de interesse social. Será um momento de celebrar a ousadia desse concurso”, aponta.

Também premiado, Luís Eduardo Menezes, da Mira Arquitetos, vibrou com a oportunidade de contribuir com a construção de habitações sociais com mais qualidade. 

“É sempre muito gratificante ter o trabalho reconhecido, mas principalmente poder contribuir para o debate e para a melhoria da produção nacional”

Ricardson Ferreira Ricardo, da Síntese Arquitetura, foi o terceiro a receber o troféu. Ele ressaltou a importância da sustentabilidade das moradias de interesse social.

“A construção visando a economicidade, uma baixa manutenção e viabilidade para industrialização, tudo isso facilita para que o morador consiga manter a habitação e que consiga ter um baixo custo ao utilizar”.

Além de terem seus projetos implantados, os três vencedores também receberam premiação de 20 mil reais. 

Para saber mais sobre o Programa Casa Verde e Amarela, acesse mdr.gov.br.

(Foto: Dênio Simões/MDR)(Foto: Dênio Simões/MDR)


Leia mais

Leia também