MDR inicia processo de capacitação de gestores e técnicos municipais na segunda etapa do Projeto Andus

Doze cidades de todas as regiões do País e um consórcio com 11 municípios de São Paulo iniciaram um programa de mentoria e capacitação em desenvolvimento urbano sustentável. 

Essas cidades participam da segunda etapa do Projeto Andus, uma iniciativa conjunta do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, e do governo da Alemanha para apoiar o planejamento urbano nos municípios.

Nathan de Oliveira, analista de infraestrutura do MDR, explica como se dará o processo de capacitação dos gestores municipais.

“Trata-se de um processo de nivelamento de conhecimento, onde tivemos tanto a oportunidade de apresentar as demais atividades já realizadas, ou que estão sendo realizadas no âmbito do Projeto Andus. Assim como dialogar também sobre os conceitos básicos dos quatro eixos que serão desenvolvidos dentro da mentoria, que basicamente é densidade urbana, macrozoneamento, soluções baseadas na natureza e também financiamento do planejamento urbano”.

Foram selecionadas para esta etapa as cidades de Aracaju, em Sergipe, Arapiraca, em Alagoas, Cametá, no Pará, Amajari, em Roraima, Caruaru, em Pernambuco, Juiz de Fora, em Minas Gerais, Manaus, no Amazonas, Maringá, no Paraná, Naviraí, no Mato Grosso do Sul, Sobral, no Ceará, e São Nicolau, no Rio Grande do Sul, além do Rio de Janeiro. Também integra as atividades o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo.

Para saber mais sobre o Projeto Andus e as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional em desenvolvimento urbano, acesse mdr.gov.br.

Foto: Reprodução/MDRFoto: Reprodução/MDR