MDR debate introdução de ônibus movidos a eletricidade às frotas de transporte público

Compartilhe

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), promoveu, nesta quarta-feira (8), o primeiro de uma série de dois seminários voltados a discutir a implementação de frotas de transporte público coletivo movidas a eletricidade. A ação faz parte do projeto “EletroMobilidade: transição para a eletromobilidade nas cidades brasileiras”.

A secretária nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, Sandra Holanda, participou da abertura do evento e destacou a importância desse debate para melhorar a mobilidade nas cidades do País e, também, apoiar a agenda ambiental.

“Essa iniciativa é fundamental para que consigamos avançar nessa pauta da eletromobilidade, que é totalmente vinculada à sustentabilidade ambiental e à melhoria na qualidade das cidades”, afirmou Sandra.

O projeto “EletroMobilidade: transição para a eletromobilidade nas cidades brasileiras” é financiado pelo Fundo de Tecnologia Limpa do Climate Investment Fund (CIF), administrado pelo Banco Mundial. Ele é executado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e tem o MDR como o principal beneficiário da ação.

Os objetivos da ação estão centrados na melhoria do conhecimento técnico, financeiro e institucional dos órgãos governamentais nas diversas esferas, além de apoiar a preparação de projetos-piloto de ônibus elétricos em cidades brasileiras. As primeiras propostas-teste para a implementação de frota movida por energia elétrica deverão ser implementadas em Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE).

“Como toda transformação, ela é disruptiva. Há potencial, então, para todos os governos, em seus diversos níveis de capacidade, se envolverem com eletromobilidade. E o mercado tem sido bastante sustentado por iniciativas governamentais de fomento ao uso dessa matriz na mobilidade urbana. E é importante a participação do Governo Federal para trazer essa visão mais ampla”, afirmou a representante do Banco Mundial no debate, Aline Eloyse Lang.

Troca de conhecimento

Durante o debate, foram apresentadas ações já em andamento nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São José dos Campos (SP) para a implementação de frotas de ônibus movidos a eletricidade. Foram compartilhados desafios e métodos para a incorporação dos veículos.

“A eletromobilidade é uma coisa nova e que já traz elementos de inovação. O MDR está à disposição de todos para avançarmos nesta questão. Mas é importante frisar que não há um modelo de negócio único para o Brasil. Cada cidade brasileira tem a sua realidade e os projetos terão que ser adequados às condições de cada uma delas”, apontou o diretor substituto de Planejamento Integrado e Ações Estratégicas do MDR, Fernando Araldi.

Próxima etapa

O segundo seminário do projeto está marcado para o dia 21 deste mês, quando serão debatidas as perspectivas de financiamento da eletromobilidade no Brasil.  Toda a programação será transmitida pelo canal do Ministério do Desenvolvimento Regional no YouTube.

Confira no vídeo abaixo a íntegra do debate:

Foto: Divulgação/MDRFoto: Divulgação/MDR

Leia também

MDR reconhece situação de emergência em sete cidades atingidas pela estiagem

O Governo Federal reconheceu nesta terça-feira (28), a situação de emergência em mais sete cidades atingidas pela estiagem....

Menina de 10 anos que engravidou após estupro há 2 anos precisou mudar identidade e endereço

    Hospital Roberto Silvares, em São Mateus — Foto: Frideberto Viega/TV Gazeta A gravidez após estupro voltou a ser assunto...

Escola de Boa Esperança recebe prêmio por eficiência na gestão

  A escola CMEI Pequeno Polegar foi reconhecida pelo Governo Federal como uma das escolas com melhor execução do...

Duas pessoas são presas em flagrante pela PF recebendo notas falsas pelos Correios no Espírito Santo

  A Polícia Federal realizou, nesta segunda-feira (27), a prisão em flagrante de um homem de 34 anos, na...

FNDE publica edital do concurso de poesias sobre os 200 anos da Independência do Brasil

Os estudantes interessados em participar do concurso de poesias “Brasil 200 anos de independência: Lendo nossa história, escrevendo...

Prefeito visita obras do calçadão no centro de Barra de São Francisco

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, juntamente com a secretária Mariane Cavalcante, esteve na...

Novo Plano Safra 2022/2023 vai destinar R$ 9 bi à Amazônia Legal

O setor agropecuário amazônico vai contar com R$ 9 bilhões, oferecidos pelo Banco da Amazônia (Basa), por meio...

Jovem foi morto a pauladas por 5 homens após discutir com namorada de um deles, diz polícia

  Um vídeo de câmera de segurança registrou o momento que um homem, Vinicius Santos Neves, de 25 anos,...