MDR autoriza realização de estudo para construção do Canal de Integração do Sertão Piauiense

Compartilhe

O Governo Federal assinou, nesta terça-feira (21), Termo de Execução Descentralizada (TED) para início do Estudo de Viabilidade Técnico, Econômico e Ambiental para a construção do Canal de Integração do Sertão Piauiense. O evento contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, do ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, e do secretário nacional de Segurança Hídrica (SNSH), Sérgio Costa, entre outras autoridades.

Os estudos serão realizados pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. A proposta é integrar a bacia do rio São Francisco com a bacia hidrográfica dos rios Piauí e Canindé, no Piauí, o que vai contribuir para o desenvolvimento regional. Na prática, o projeto prevê a ligação do Reservatório de Sobradinho, na Bahia, aos rios piauienses. O investimento total do estudo é de R$ 4,7 milhões.

Os rios Canindé e Piauí formam a maior bacia hidrográfica do estado, abrangendo 89 municípios nas áreas semiáridas do Piauí, com populações em condições socioeconômicas baixas, onde a escassez hídrica é um dos grandes fatores que dificultam o desenvolvimento local. Com a obra, estima-se que aproximadamente um milhão de pessoas sejam beneficiadas.

Indicada no Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH), da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) em parceria com o MDR, a obra tem como objetivo o suprimento hídrico das bacias hidrográficas dos rios piauienses por meio do aproveitamento das águas do rio São Francisco, caracterizando o canal como projeto do tipo supply driven (indução ao desenvolvimento a partir da oferta de água).

Durante o evento de assinatura, o presidente Jair Bolsonaro comemorou a iniciativa. “Esse é um grande passo, que representa progresso, paz e tranquilidade para a população do interior do Piauí”, comentou.

Já o ministro Daniel Ferreira ressaltou que a obra vai beneficiar uma região muito carente. “A transposição do rio São Francisco nos permite levar as águas para mais longe. Nós temos projetos para levar as águas para Alagoas, Sergipe, Ceará e, agora, também para o Piauí, beneficiando uma bacia hidrográfica que tem 40% da população sem renda e 45% ganhando apenas um salário mínimo”, observou.

O secretário nacional de Segurança Hídrica do MDR, Sérgio Costa, também destacou a importância da obra para a região. “O semiárido piauiense é uma terra árida, mas fértil. Em termos de desenvolvimento regional, podemos ter grandes avanços. Chove mais na região do que na California, nos Estados Unidos, por exemplo, que, ainda assim, é o quinto maior PIB – Produto Interno Bruto – do mundo. Portanto, essa obra vai levar desenvolvimento para o estado do Piauí”, acrescentou.

Com a obram do Canal de Integração do Sertão Piauiense, cujos estudos foram autorizados nesta terça-feira, estima-se que aproximadamente um milhão de pessoas sejam beneficiadas em municípios com grande escassez hídrica. Foto: Isac Nóbrega/PRCom a obram do Canal de Integração do Sertão Piauiense, cujos estudos foram autorizados nesta terça-feira, estima-se que aproximadamente um milhão de pessoas sejam beneficiadas em municípios com grande escassez hídrica. Foto: Isac Nóbrega/PR

Leia também

Arraiá da Escola João Bastos foi sensacional

Aconteceu neste sábado (25) o Arraiá da escola municipal João Bastos, no bairro Vila Gonçalves, em Barra de...

Larápios furtam sacas de café no interior de Nova Venécia

Cerca de 20 sacas de café foram furtadas de uma propriedade rural de Nova Venécia. O crime ocorreu...

10ª VARA CRIMINAL DE VITÓRIA RECEBE DENÚNCIA CONTRA VEREADOR ACUSADO DE TRANSFOBIA

  O juiz da 10ª Vara Criminal de Vitória, Gustavo Grillo Ferreira, recebeu a denúncia oferecida pelo Ministério Público...

Senado ouvirá ministro da Justiça e Univaja na quarta-feira

A Comissão Temporária Externa do Senado, criada para acompanhar os desdobramentos do aumento da violência na Região Amazônica...

Carreta sai da pista e pega fogo na BR-101, no Norte do Espírito Santo

    Carreta saiu da pista e pegou fogo na BR-101, no ES — Foto: Reprodução Uma carreta saiu da pista...

Brasil: Jiboia de estimação desaparece de apartamento

Uma cobra jiboia de estimação sumiu de um apartamento no bairro de Perdizes, zona oeste de São Paulo....

Espírito Santo ganha hub de inovação para novos negócios e experimentação audiovisual

A Rede Gazeta, maior grupo de comunicação do Espírito Santo, e que atua em 16 negócios de mídia...