MDR atuará para reduzir desigualdades regionais na recuperação econômica do País

MDR integra Comitê de Crise para propor ações de recuperação econômica do País

Objetivo do grupo é propor a implementação de ações estratégicas para recuperar o crescimento econômico.
– Foto:
Rovena Rosa/Agência Brasil

Coordenar e propor a implementação de ações estratégicas a fim de recuperar o crescimento econômico e o desenvolvimento do País em resposta aos impactos decorrentes da pandemia de Covid-19 é o objetivo do Grupo de Trabalho (GT) do Comitê de Crise instituído na terça-feira (14) pela Casa Civil da Presidência da República. O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) é um dos 16 órgão federais que integram o Grupo.

“O MDR terá um papel fundamental neste processo. Nossas políticas públicas nas áreas de habitação, saneamento, mobilidade urbana, segurança hídrica irão impulsionar a retomada econômica por meio de obras e projetos estruturantes em todo o País, movimentando o mercado e gerando empregos. Além disso, já atuamos com diversos programas e incentivos para promover a redução de desigualdades regionais. Esse eixo será ainda mais importante neste momento de recuperação dos municípios”, ressalta o ministro Rogério Marinho.

De acordo com a Resolução publicada no Diário Oficial da União, competirá ao Grupo de Trabalho propor medidas estruturantes, normativas e legislativas – de forma articulada com estados, municípios, iniciativa privada e entidades sem fins lucrativos. O intuito é, a partir dessas medidas, impulsionar a retomada das atividades afetadas pela pandemia no âmbito nacional.

Estratégias para fortalecer a área de infraestrutura, tanto para obras públicas quanto parcerias com o setor privado, também serão priorizadas pelo GT. A redução das disparidades regionais que possam ser causadas ou agravadas pelos impactos econômicos e sociais da pandemia será outro ponto de atenção para o Governo Federal, que irá monitorar os efeitos nas regiões e propor ações.

Uma outra proposta da União é, juntamente com o Congresso Nacional, definir diretrizes para a destinação dos recursos, de modo que esses investimentos também contribuam para a retomada econômica do País.

O GT deverá, ainda, propor medidas para garantir a cadeia de suprimentos de setores estratégicos e promover a desburocratização de diversos procedimentos administrativos por meio do uso da tecnologia da informação e da simplificação de processos.

O Grupo será coordenado pela Casa Civil e terá duração de até 90 dias. Após esse prazo, será elaborado um Plano de Trabalho contendo a proposta de ações estratégicas.

Apoio a setores produtivos

O MDR já tem atuado para apoiar os setores produtivos na continuidade de suas operações e na manutenção dos empregos neste momento de crise em decorrência da pandemia. Uma dessas medidas é a criação da linha emergencial de R$ 6 bilhões dos Fundos Constitucionais para apoiar pequenos empreendedores, cooperativas e informais nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

“Nesse momento de dificuldades para todos, precisamos garantir a continuidade da atividade produtiva. Estamos realizando esforços em várias frentes, promovendo investimentos, reduzindo custos e garantindo apoio aos empreendedores, sempre em busca da preservação dos empregos e da renda das famílias”, destaca o ministro Rogério Marinho.

Outra ação que beneficia diretamente os setores produtivos – indústrias, produtores rurais, irrigantes e empresas de saneamento – é a suspensão, durante quatro meses, da cobrança pela captação de água nos rios de domínio da União. A Agência Nacional de Águas aprovou a proposta do MDR e, com isso, os boletos para detentores de outorga para captação de água voltarão a ser emitidos em agosto deste ano. 

 

Leia mais

MDR investe R$ 33,2 milhões na instalação de dessalinizadores em Pernambuco

Ao todo, serão instalados 170 sistemas de dessalinização – Foto: Paulo de...

Ecoporanguense ganha carro 0km em prova de laço em dupla em Belo Horizonte-MG

No último sábado, 7 de setembro, foi realizado o 4° Team Roping Minas Evolution, em Belo Horizonte-MG, que...

Barra de São Francisco terá ‘Unidade Sentinela’ no combate ao Coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Barra de São Francisco, acaba de dar mais uma informação ruim para a população, pois foi confirmado o...

Expectativa de vida cresce 0,3 anos para brasileiros, segundo o IBGE

A expectativa de vida dos homens passou de 72,8 anos em 2018 para 73,1 anos em 2019 e das mulheres foi de 79,9 anos...

Leia também

Seis carros se envolvem em engavetamento na Dante Michelini, em Vitória

Apenas um dos motoristas teve pequenos ferimentos no rosto. Uma mulher grávida estava em um dos carros, mas não teve lesões. Por Any Cometti e...

Papai Noel dos Correios: a menos de um mês para o Natal, só metade das cartinhas foram adotadas no Espírito Santo; veja como fazer

O prazo final para entrega de presentes e adoção de cartas é até a próxima sexta-feira, dia 4 de dezembro. Campanha 'Papai Noel dos Correios'...

Jovem é detido pela PM com arma de fogo e munições em Nova Venécia

Na tarde desta sexta-feira (27/11/2020), em Nova Venécia, policiais militares do 2º Batalhão detiveram um jovem de 18 anos. Com ele foi apreendido um...

Mulher que foi presa por atropelar e matar o marido em Linhares é solta com liberdade provisória

Juiz ponderou que a acusada tem dois filhos menores de idade e um ainda precisa ser amamentado. Mesmo sem estar no presídio, ela está...