MDR apoia ação da Rota da Fruticultura Alagoana para expandir produção de umbu-cajá

Produtores de umbu-cajá em Alagoas estão recebendo apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para aumentar a produção da fruta. Neste final de semana, cerca de 150 famílias que atuam no setor iniciaram um projeto para divulgar tecnologias e práticas agrícolas sustentáveis, além de incentivar o plantio de pés de umbu-cajá.

A ação foi promovida pelo polo regional da Rota da Fruticultura Alagoana em Palmeira dos Índios.

Luciano Monteiro, presidente da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios e coordenador do polo da Rota da Fruticultura no município, destacou o impacto do projeto em ampliar o alcance da Rota.

“É de grande importância para o desenvolvimento da Rota da Fruticultura Alagoana, porque, juntos, os produtores de fruta, as suas organizações, o poder público municipal e estadual poderão integrar todas as políticas públicas que gerarão emprego e renda no meio rural.”

Já Manoel Barbosa, presidente da Federação das Associações Comunitárias do Município de Palmeira dos Índios, destacou o impacto da ação para os produtores da cidade.

“É importante que a gente multiplique, que o que ele vem fazendo esse tempo todo é multiplicando. E, quando multiplica, é para outras pessoas tomarem conhecimento. E que é uma fruta que muita gente sobrevive do umbu-cajá. Não só para quem tem ela no seu sítio, mas para quem também transporta, quem vende. É uma cadeia de pessoas que, com isso, fazem o seu trabalho.”

A Rota da Fruticultura Alagoana é um dos dois polos já instalados da projeto e abrange todas as cidades de Alagoas – a outra unidade atende municípios do Ceará. Além disso, outra unidade está sendo estruturada no Distrito Federal e no Entorno.

O MDR já aportou cerca de R$ 10 milhões para a implementação da Rota da Fruticultura Alagoana. Os investimentos contemplam a instalação de uma fábrica de processamento de frutas em Igaci (AL), a elaboração de um plano de negócios e a construção de viveiros para a produção de mudas.

Para saber mais sobre ações de desenvolvimento regional, acesse mdr.gov.br.
 

Foto: Reprodução/MDRFoto: Reprodução/MDR


Leia mais

Leia também