Marinha alerta para previsão de formação de ciclone no litoral do Espírito Santo

A Marinha do Brasil emitiu um alerta para a previsão de formação de de um ciclone, entre esta segunda-feira (24) e quarta-feira (26), que poderá atingir o litoral do Espírito Santo e a região Sul do Rio de Janeiro.

De acordo com o aviso, esse sistema tende a se formar a aproximadamente 1.100 quilômetros da costa.

A formação do ciclone está relacionada ao deslocamento de uma frente fria no mar e deve provocar ventos de até 75 km/h e ondas de 2,5 metros.

Frio

Já a frente fria que estava no Espírito Santo começa a se dissipar nesta segunda.

Com o afastamento dela, de acordo com o meteorologista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Hugo Ramos, o tempo vai abrir e as nuvens se dissipam.

O efeito da falta de nuvens, no entanto, é a perda de calor durante a noite e faz com que as temperaturas mínimas caiam de forma significativa, tornando as madrugadas mais frias.

Esses fatores, segundo ele, podem possibilitar a ocorrência de recordes de frio em algumas localidades do Espírito Santo. Até agora, a menor temperatura do ano estado foi de 3,4 °C, no dia 28 de maio.

Previsão do Tempo

  • Segunda-feira (24)

De acordo com a previsão do tempo do Incaper, a segunda-feira é tempo estável em todo Espírito Santo. Existe condição favorável para formação de geada nas áreas mais altas.

Na Grande Vitória, o sol aparece entre nuvens e chove em alguns momentos. O vento sopra com até moderada intensidade no litoral. Temperatura mínima de 16 °C e máxima de 24 °C.

Na Região Sul, sol aparece entre nuvens e chove em alguns momentos. A temperatura mínima de 9°C e máxima de 24 °C.

Na Região Serrana, sol aparece entre nuvens e chove em alguns momentos. Temperatura mínima de 6 °C e máxima de 22 °C.

Na Região Norte, sol aparece entre nuvens e chove em alguns momentos. Temperatura mínima de 15 °C e máxima de 27 °C.

Na Região Noroeste, sol aparece entre nuvens e chove em alguns momentos. Temperatura mínima de 14 °C e máxima de 27 °C.

Na Região Nordeste, sol aparece entre nuvens e chove em alguns momentos. O vento sopra com até moderada intensidade no litoral. Temperatura mínima de 14 °C e máxima de 25 °C.

  • Terça-feira (23)

Na terça-feira, a previsão é de sol e entre nuvens e chuva, em alguns momentos, nas regiões Sul, Serrana, Grande Vitória e Nordeste.

As demais áreas têm predomínio de sol e não há expectativa de chuva. O vento sopra com até moderada intensidade em todo litoral. O mar segue agitado, com ondas de até 2 metros de altura. Existe condição favorável para formação de geada nas áreas mais altas do Espírito Santo.

  • Quarta-feira (26)

Na quarta-feira, a previsão é de sol entre nuvens e chuva, em alguns momentos, nas regiões Norte, Nordeste, Grande Vitória e litoral Sul. As demais áreas têm predomínio de sol e não há expectativa de chuva.

O vento sopra com até moderada intensidade no litoral da região Nordeste e da Grande Vitória. Existe condição favorável para formação de geada nas áreas mais altas do estado.

Leia mais

Leia também