Maré leva estrelas-do-mar às areias da Praia de Camburi, em Vitória

Fenômeno foi o mesmo que ocasionou o surgimento de vermes no mesmo local.

Centenas de estrelas-do-mar apareceram nas areias da Praia de Camburi, em Vitória — Foto: Michele Caliman

Por Any Cometti, G1 ES

Centenas de estrelas-do-mar apareceram nas areias da Praia de Camburi, em Vitória. Alguns animais estavam vivos, mas outros foram encontrados mortos.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), o aparecimento das estrelas-do-mar pode ter acontecido por causa do mesmo fenômeno que fez com que anelídeos marinhos, popularmente conhecidos como vermes aquáticos, também aparecessem na mesma praia.

A secretaria informou que a chamada maré de Sizígia, ou maré de águas-vivas, acontece quando o sol e a lua se colocam numa mesma linha em relação à terra, como acontece nas luas Cheia e Nova. Nessa época, a maré fica mais alta do que o normal.

As estrelas foram flagradas pela funcionária pública Michele Caliman, no último domingo (21), próximo ao segundo píer da praia, local onde os vermes também foram encontrados.

“Era impossível contar, pois eram muitas. Os animais não estavam com mal cheiro, tanto que os peguei na mão tranquilamente. Nós ficamos procurando as que estavam vivas para colocar no mar novamente, até me dar conta de que estava errada, porque onde elas estavam, ainda tinha água”, relatou a funcionária pública.

A secretaria de Meio Ambiente informou que esteve no local com técnicos e atestou que a qualidade da água está normal. A praia já está normalizada e própria para banho.

 

Leia mais

Motorista que aparece em vídeos fazendo manobra perigosa é filho da dona do carro

Homem tem 36 anos, mora com a mãe, está desempregado e recebendo auxílio emergencial. Imagens mostram o motorista fazendo a manobra conhecida como 'cavalo...

Coronavírus: Cesan suspende cobrança de taxa de água para 25 mil famílias do ES

Novas medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19)...

IBGE divulga dados sobre distribuição de UTIs, respiradores e profissionais de saúde

O Distrito Federal possuía, no ano passado, o maior número de leitos de UTIs do País. ...

INSS amplia prazo para beneficiário apresentar documentação e evitar bloqueio de pagamento

– Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estendeu por...

Leia também