Maratona de Aventura em Pedra Azul consolida retomada do turismo no Espírito Santo

Foto: Marcus Vinícius Duarte/ Rede Acesso

Com todos os cuidados sanitários exigidos pelas autoridades de saúde, o município de Domingos Martins sedia, neste domingo (08), a Maratona Pedra Azul, uma das primeiras atividades esportivas autorizadas neste período de retomada das atividades em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). A prova terá distâncias de 42, 21 e 12 quilômetros de corrida, além de uma caminhada de seis quilômetros.

A Secretaria de Turismo (Setur), desde o ano passado, junto com a organizadora do evento, participou de toda a articulação e ajustes necessários, inclusive a mudança de data em decorrência da pandemia, para que o evento fosse realizado agora. “A realização desta maratona em solo capixaba muito nos honra e marca um momento de retomada das atividades do turismo trazendo para o Espírito Santo representantes de nove estados brasileiros. A atividade movimenta o setor e naturalmente é uma propaganda do nosso Estado, tão procurado não só para lazer, mas também para a prática de diversas modalidades esportivas”, enfatiza o secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana.

Para receber o sinal verde das autoridades locais, os organizadores tiveram que adotar uma série de medidas com o objetivo de evitar aglomerações e reforçar as proteções sanitárias, adequando-se ao protocolo da Federação Capixaba de Atletismo. “Reduzimos pela metade a quantidade prevista de inscritos, teremos álcool gel em vários pontos e, além disso, o sistema de hidratação e o recebimento de medalhas e troféus será no formato self-service, ou seja, os atletas não terão contato com os staffs”, afirma Yoshiya Suwa, diretor geral da prova.

Pedra Azul foi escolhida por envolver um percurso desafiador com belas paisagens naturais e um grande potencial turístico. “A cada ano cresce no Brasil o chamado ‘maraturismo’, ou seja, as corridas de rua aliadas ao turismo, e encontramos no local as condições ideais para fomentarmos no estado esse conceito”, ressalta Yoshiya Suwa. “Desde nossa primeira visita técnica, ainda em 2019, fomos muito bem recebidos pela população e pelas autoridades, o que faz toda a diferença na hora de entregar um bom evento”, completa o dirigente.

A largada acontecerá em etapas e com uma quantidade limitada de corredores, a partir das 7h de domingo (08/11) no Quadrado de São Paulinho e de lá os atletas percorrerão a Rota do Lagarto, trechos de asfalto no acostamento da ES-164, além de estradões de terra até a chegada no mesmo local. “Lembramos que será obrigatório o uso de máscara durante a largada, chegada e na arena. Também solicitamos que todos deixem o local o mais breve possível para evitar aglomerações”, salienta o diretor geral da prova.

Para mais informações sobre a prova como regulamento, percurso e postos de hidratação, acesse www.maratonapedraazul.com.

Com informações da Assessoria do Evento.

Leia mais

Leia também