Mapa institui comitê de crise para monitorar impactos do Coronavírus

Mapa institui comitê de crise para monitorar impactos do Coronavírus

– Foto:
Banco de Imagens

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instituiu, nesta terça-feira (31), o Comitê de Crise (CC Agro-Covid 19) para monitorar e propor estratégias a fim de minimizar os impactos da pandemia do Coronavírus na produção agrícola e no abastecimento de alimentos à população. A decisão foi, no Diário Oficial da União (DOU), por meio da portaria nº123, assinada pela ministra Tereza Cristina. 

O objetivo do grupo é propor ações que contribuam para a manutenção do abastecimento em todo o País, e também analisar a produção, mercado, infraestrutura. Além de 14 integrantes de secretarias do Mapa, também estão entre os participantes: a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O trabalho do CC- Agro-Covid 19 vai subsidiar a ministra Tereza Cristina na tomada de decisões durante a pandemia do coronavírus.

De acordo com a portaria, o escopo de atuação do grupo está estruturado em duas linhas temporais: ações de monitoramento e encaminhamento de soluções a curto prazo e elaboração de soluções de ajuste estrutural a médio e longo prazo. Neste caso, uma das funções do comitê será projetar cenários e elaborar propostas sobre impactos que poderão ocorrer nos sistemas produtivos, mercados e demanda.

O CC- Agro-Covid 19 vai atuar ainda no monitoramento do comércio varejista, o que inclui supermercados e redes de distribuição; casas agropecuárias; redes de transportes; varejões e feiras; rede de distribuição de produtos químicos; e redes de distribuição de nutrição animal.

No caso da indústria e distribuição, o monitoramento será por meio de associações e irá envolver atividades de produção de insumos básicos ou intermediários para uso nas atividades industriais que alimentam ao setor; de insumos agropecuários e atividades de produtos finais.

 O CC- Agro-Covid 19 será presidido e coordenado pelo secretário de Política Agrícola do Mapa, Eduardo Sampaio Marques. O comitê deverá também promover a interlocução com órgãos do governo federal, de estados e municípios a fim de viabilizar ações e estratégias de solução para a manutenção do abastecimento de alimentos e bebidas à população.

Com informações do Mapa

Leia mais

Governo assina Ordem de Serviço para reforma em escolas da Serra

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), autoriza, nesta quarta-feira (17), a...

Homem é preso em Guarapari com carga de 700 kg de queijo roubada em MG

Um homem foi preso em Guarapari com uma...

Unidades de saúde serão 100% conectadas à internet até o fim de abril, garante Marcos Pontes

Foto: Neila Rocha/MCTIC Todas as unidades de saúde do Brasil terão conexão com internet até o final deste mês....

Receita prorroga restrição para atendimento presencial até 30 de junho

– Foto: Receita Federal A Receita Federal prorrogou até 30 de junho as medidas...

Leia também

O TEMPO E A TEMPERATURA: Norte do país tem tempo predominantemente quente e seco, nesta quarta-feira (12)

O tempo quente, seco e com baixa umidade do ar predomina sobre a região Norte do país, nesta quarta-feira (12). A chuva fica restrita...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Nordeste do país tem tempo quente e seco no interior e chuva no litoral, nesta quarta-feira (12)

O tempo quente, seco e com baixa umidade do ar persiste sobre a maior parte da região Nordeste do país, nesta quarta-feira (12), especialmente...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sul do país tem tempo com chuva e trovoadas, nesta quarta-feira (12)

A região Sul do país tem previsão de tempo com chuvas e trovoadas, nesta quarta-feira (12), no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste do país tem tempo predominantemente aberto, nesta quarta-feira (12)

Previsão de tempo aberto, seco e ensolarado na maior parte da região Sudeste do país, nesta quarta-feira (12). O sol brilha desde cedo, o...