Mandato Participativo: Vereador finaliza Gabinete Itinerante em Anchieta com centenas de contribuições

Ao longo do mandato, Renato Lorencini (PSB) percorreu as comunidades do município, ouvindo cidadãos. Cerca de 80% de suas proposições surgiram a partir das demandas apresentadas pelos moradores durante a iniciativa

“Depois das eleições, o vereador some!”. Durante sua campanha, em 2016, o vereador de Anchieta Renato Lorencini (PSB) ouvia esta frase com frequência. A insatisfação da população com o ‘sumiço’ de seus representantes era uma das principais reclamações.

“A população sentia muita falta de ter um vereador presente em sua comunidade. Muita gente tem dificuldade de vir até à Câmara conversar com a gente, então foi um compromisso que eu assumi com a população e considero ser o projeto mais importante de nossa vereança, pois ele deu origem à maioria das proposituras que apresentamos”, ressaltou o vereador.

Com base nisso, desde 2017, Renato Lorencini percorreu os bairros de Anchieta com o Gabinete Itinerante “Perto de Você”. Ele visitou espaços públicos, conversou com servidores, moradores para que pudessem falar sobre as necessidades de cada localidade. Também foi momento de apresentar o andamento de seu trabalho na Câmara Municipal, prestando contas à população.

Mais de mil pessoas contribuíram com sugestões, dando origem a mais de 600 proposituras formais (projetos de Lei, Indicação, Requerimentos, Ofícios). Por conta da Covid 19, desde março, o projeto é realizado pela internet. Os moradores podem enviaram suas demandas pelas redes sociais do vereador.

Algumas realizações a partir do Gabinete Itinerante:

– Segurança: demanda unânime em todas as edições do projeto, no campo e na cidade. Renato indicou ao Executivo Municipal, sendo o pedido atendido pela prefeitura e, agora, o interior agora está assistido por uma Unidade de Segurança Rural, responsável pelas estratégias de promoção de segurança da população do campo. Esta é uma inovação da Guarda Municipal, com a descentralização de seus trabalhos. Renato está em busca também de recursos para a retomada do serviço de videomonitoramento e aquisição de viaturas.

– Turismo Rural e Agricultura Familiar: Das edições realizadas no interior, surgiram os projetos que regulamentam o Turismo Rural e o que dispõe sobre a produção artesanal de alimentos e bebidas, além da organização das feiras da Agricultura Familiar. Outro exemplo é o reconhecimento do Circuito dos Imigrantes e a instituição da Comenda Nonna Adelia e do Dia da Imigração Italiana que foram solicitados pelos participantes do Gabinete Itinerante de Alto Pongal e região, como forma de fortalecimento dos traços culturais das comunidades do entorno. Renato também intermediou a concessão de emenda parlamentar (Deputado Paulo Foletto) para aquisição e trator e implementos que já estão atendendo o produtor rural.

Comenda Nonna Adelia/ Visitas ao Circuito dos Imigrantes / Feira da Agricultura Familiar

– Atração de empresas e geração de empregos: um pedido comum a todos os encontros foi a necessidade de ações para um novo desenvolvimento. Por isso, Renato tem estudado formas de garantir, via lei, que Anchieta seja atrativa para investimentos, potencializando a geração de postos de trabalho. Por isso, Renato propôs o Projeto de Lei com incentivos fiscais a quem implementar ou ampliar planta empresarial no município.

– Menos burocracia: diante do cenário desafiador do município, após o fechamento da Samarco, os moradores com vocação empreendedora deram diversas sugestões que viraram lei e já estão em prática como: alvará sem vencimento, alvará emitido na hora, e ampliação para validade da licença sanitária para dois anos.

– Ampliação da Coleta Seletiva e sua divulgação: outra demanda bastante presente naquelas comunidades que ainda não contam com o serviço. A partir de indicações do vereador e reestruturação dos serviços, mais duas comunidades passaram a contar com a coleta seletiva: Belo Horizonte e Chapada do A. A divulgação também foi intensificada nos últimos anos, com ações da Prefeitura e Unipran em escolas, comércio e outros ambientes.

– Artesanato: No Gabinete Itinerante de Mãe-Bá, Iriri e Recanto do Sol, por exemplo, uma das demandas foi relacionada à necessidade da criação de um espaço para que os artesãos pudessem comercializar seus produtos, além de uma política voltada aos artesãos.

Atualmente, está em construção o espaço DiverCidade, em frente à Prefeitura, para o fomento desta atividade. Propostas para desenvolvimento do setor estão em andamento por meio do Programa Anchieta Criativa e Empreendedora.

– Infraestrutura: a demanda por melhorias em infraestrutura também é frequente. Entre as ações já realizadas estão a revitalização e a recuperação de vias. Para as escolas, desde pequenos reparos (já realizados e em licitação) até reformas mais complexas como ocorreram em Jabaquara, e novas estruturas como as creches de Iriri e Mãe-Bá vão permitir melhor atendimento da comunidade escolar. Além disso, o município já abriu licitação para reformas de diversas unidades de saúde, entre elas: a de Itaperoroma, Recanto do Sol, Parati, e a de Nova Esperança (ESF 3) e Portal de Anchieta (ESF 2). Quadras estão sendo recuperadas nas comunidades de Nova Anchieta e Parati, elencadas como prioridades nas comunidades. O Vale do Corindiba ganhou uma torre de telefonia que era uma grande demanda dos moradores.

Pavimentação em Baixo Pongal será realizada/ Creche de Mãe-Bá está sendo finalizada / Escola de Jabaquara já foi entregue
Creche de Iriri em Andamento / Orla de Parati/ Reparos na estrada que liga Anchieta a Jabaquara

– Regularização Fundiária: Em Nova Esperança, um dos grandes anseios era a inserção da região no Programa de Regularização Fundiária, o que já vem sendo atendido pela Prefeitura. Renato indicou também que o município dê sequência ao processo de regularização dos imóveis de Mãe-Bá.

– Melhoria de serviços e logística: outras sugestões apresentadas foram as de necessidade de melhorias dos serviços essenciais. Como para muitos serviços o gargalo estava em equipamentos e carros, Renato fomentou, junto a deputados, emendas parlamentares para suprir essa necessidade. Sendo assim, a Prefeitura conta com uma nova frota de veículos, sendo 3 da saúde que já estão atendendo os ESF’s e os pacientes, provenientes de emenda do então deputado Paulo Foletto, além de um carro para o Conselho Tutelar. Renato também auxiliou na conquista do repasse de mais de R$ 170 mil para compra de novos equipamentos para o CEU, com recurso do ex-deputado Givaldo Vieira.

Equipamentos para a Saúde/ Trator e implementos para os produtores / Carro e equipamentos para o Conselho Tutelar / Carros para a Saúde

Para acompanhar todas as ações do vereador: www.renatolorencini.com.br
Instagram: www.instagram/renatolorencini
Facebook: www.facebook.com.br/rlorencini

Saiba mais:

Gabinete Itinerante “Perto de Você”
Vereador Renato Lorencini (PSB) – Anchieta
Edições: 28, sendo 6 virtuais
Participantes: 1200
Demandas: mais de 600
Regiões visitadas/ouvidas: Duas Barras, Jaqueira, Olivânia, Barro Branco, Jabaquara, Limeira, Itapeúna, Baixo Pongal, São Mateus, Belo Horizonte, Goembê, Chapada do A, Alto Pongal, Alto Joeba, Córrego da Prata, Itaperoroma Alta, Itaperoroma Baixa, Dois Irmãos, Nova Anchieta, Planalto, Guanabara, Simpatia, Serra das Graças, Pé do Morro, Mãe-Bá, Nova Esperança, Nova Jerusalém, Benevente, Recanto do Sol, Castelhanos, Novo Horizonte, Quitiba, Parati, Ubu, Iriri, Inhaúma e Bairros da Sede.

Leia mais

Municípios pressionam Congresso Nacional pela aprovação da PEC que aumenta porcentagem do FPM

Os prefeitos dos municípios brasileiros começam a se movimentar no sentido de pressionar o Congresso Nacional para aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC...

Ricardo Eletro fecha todas as lojas e pede recuperação judicial

No Espírito Santo foram fechadas 7 lojas e...

Barcelona fica no empate com Atlético de Madrid e Real permanece líder do Espanhol

É possível, na noite em que o maior ídolo de sua história faz o gol 700 da carreira, um clube estar em crise? Sim....

Leia também

Inmet emite alerta vermelho de chuva forte e ventos de até 100 km/h para o Norte e Noroeste do ES

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (25) um novo alerta vermelho de chuvas intensas para parte do Espírito Santo. O aviso meteorológico...

Confusão! Jovens marcam briga em shopping de Vila Velha e assustam frequentadores

Um grupo de jovens se envolveu em uma...

Centro-Oeste terá chuva em boa parte da região, nesta segunda (26)

No Centro-Oeste, a partir desta segunda-feira (26) a chuva ganha ainda mais força no sul de Mato Grosso do Sul, por influência das instabilidades...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste do país tem previsão de tempo com chuva, nesta segunda-feira (26)

Previsão de tempo com chuva na região Sudeste do país, nesta segunda-feira (26). Atenção para um ciclone subtropical que deve se intensificar nos próximos...