Majeski apresenta projeto para Assembleia ampliar transparência

Compartilhe

 

O deputado estadual Sergio Majeski (PSB) protocolou projeto de resolução para que a Assembleia Legislativa (Ales) amplie a divulgação de informações administrativas, financeiras e de trabalho da instituição no Portal da Transparência.

A proposta alinha os itens a serem divulgados de acordo com os termos recomendados pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES).

“Para 2022, o orçamento previsto do Poder Legislativo capixaba é de quase R$ 204 milhões e é muito importante que o cidadão tenha acesso facilitado de como este recurso público será empregado. A Assembleia já foi reconhecida em outras ocasiões como uma das Casas Legislativas mais transparentes do Brasil. É importante seguir avançando sempre”, destaca Majeski.

Relatório recente divulgado pelo TCE-ES, tomando como base o ano de 2020, das cinco instituições avaliadas, a Ales ficou na terceira colocação no ranking da transparência, com desempenho de 72,07%, após avaliação de diversos itens de divulgação obrigatória e de outros recomendáveis.

Dentre as pendências de divulgação, constam ausências de identificação dos bens móveis, da frota de veículos e dos fornecedores e valores pagos por bens e produtos, falta de detalhamento do relatório das auditorias realizadas pelo controle interno e de como os deputados votaram em cada matéria e quantidade de cargos ou funções que estão ocupados ou livres.

As outras instituições analisadas foram o próprio Tribunal de Contas (86,97%), o Governo do Estado do Espírito Santo (80,98%), o Tribunal de Justiça (60,57%) e o Ministério Público (54,13%).

Foto: Ellen Campanharo/Ales

Leia também

Brasileiro Feminino: Corinthians bate Cresspom em jogo 100 de Tamires

O Corinthians assumiu, provisoriamente, a vice-liderança da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. Neste domingo (15),...

SEMANA DA ENFERMAGEM: Piso salarial é conquista histórica e valoriza profissionais

Os profissionais da enfermagem de todo Brasil têm muito a comemorar nesta Semana da Enfermagem, iniciada nesta quinta-feira...

Governo Federal retoma a análise dos pedidos de isenção de IPI

Foi publicada nesta quinta-feira (12/05), a Instrução Normativa RFB nº 2.081/2022, regulamentando a aplicação das isenções de IPI...

Inscrições para o Enem 2022 começam nesta terça-feira (10/05)

A partir de amanhã (10/05), estarão abertas as inscrições para a versão impressa e digital do Exame Nacional...

Após clipe com Pabllo Vittar, PT agora quer Anitta

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Hoje com 28 anos, Pabllo Vittar ainda não era nascida quando o...

Defesa Civil Nacional alerta para onda de frio intenso em grande parte do país

A Defesa Civil Nacional soltou alerta para uma onda de frio intenso em várias regiões do País a...

ES: gás de cozinha chega a custar cerca de 10% do salário mínimo

  Valor no ES chega a quase 10% do salário mínimo O preço médio do gás de cozinha no Espírito...

Piso da enfermagem, brasileiro já pagou mais de R$ 1 tri em impostos e eliminação da malária até 2035

No episódio desta semana, o podcast Giro Brasil 61 comenta o piso salarial da enfermagem, que foi aprovado...