Mais de cinco mil servidores participaram da pesquisa de Diagnóstico de Atenção à Saúde promovida pelo Lab Rede Qualivida

Compartilhe

Conhecer as necessidades de saúde e qualidade de vida dos servidores do Governo do Estado para propor estratégias inovadoras, ações de cuidado e políticas de promoção da saúde para o servidor. Esse é o objetivo da pesquisa de Diagnóstico de Atenção à Saúde, realizada pelo Lab Rede Qualivida, realizada entre os dias 28 de abril e 13 de maio, e que contou com 5.273 respostas.

Representantes dos 48 órgãos públicos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual responderam à pesquisa e fizeram dessa etapa inicial do estudo um sucesso, especialmente pelo engajamento e trabalho em equipe.

Para a coordenadora do Programa Qualivida, Aline Schultz, os esforços de mobilização e engajamento realizados nos bastidores foram fundamentais para que esse número de respostas fosse alcançado. “Sem a divulgação em massa e a mobilização feita pelas comissões locais Qualivida, pelas equipes de Recursos Humanos, pelas Assessorias de Comunicação e pelos gestores, esse número de respostas dificilmente teria sido alcançado”, afirmou.

O número de respostas representa cerca de 10% do número total de servidoras e servidores ativos no Estado. “Alcançar essa marca de respostas não é fácil, especialmente em uma pesquisa longa como essa, com quase 60 perguntas. As pessoas precisam dedicar um tempo, precisam entender a importância do estudo”, afirmou o médico Hêider Pinto, que é também um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo.

“Outro ponto positivo de termos superado as expectativas no número de respostas é que houve um conjunto amplo de pessoas que ocupam diferentes cargos, em diferentes órgãos, respondendo o formulário. Isso amplia nossa visão e nos dá mais segurança na hora de pensar, desenvolver e realizar ações para atendê-las”, completou Hêider Pinto.

Agora, como próximos passos, a equipe do Lab Rede Qualivida vai analisar essas informações e manter o estreito diálogo com gestores, servidores, pesquisadores de universidades e buscar outras parcerias, para filtrar as necessidades da gestão com as necessidades das pessoas e com aquilo que foi mostrado no estudo diagnóstico

LabRede Qualivida

O Laboratório de Inovação e Pesquisa sobre Qualidade de Vida no Trabalho e Atenção à Saúde no Serviço Público Estadual, o Lab Rede Qualivida, foi instituído em outubro de 2021 com o objetivo de propor inovações a serem implementadas para cuidar da saúde do servidor. A iniciativa também visa a elaborar estudos para o aprimoramento das políticas de promoção da saúde dos servidores do Poder Executivo do Estado.

Entre as ações desenvolvidas pelo Lab Rede Qualivida, até o momento, estão a estruturação das ações em saúde e segurança do trabalho e a aplicação da pesquisa “Diagnóstico de Atenção à Saúde do Servidor”. Com essa pesquisa, o Governo do Estado deseja aprimorar as ações voltadas à saúde e qualidade de vida no trabalho dos servidores públicos do Executivo Estadual.

Texto: Suellen Barone

Leia também

Número de estupros de LGBTQIA+ cresceu 88% em 2021

Os crimes de estupro contra a população LGBTQIA+ cresceram 88,4% entre os anos de 2020 e 2021, revelou hoje (28)...

Vai à capital? navios da Marinha serão abertos para visitação pública

O Porto de Vitória terá visitação pública e gratuita a navios da Marinha no sábado (2) e no...

EUA: americano come 63 cachorros-quentes em 10 minutos e vence concurso

Chestnut possa para foto antes da competição, com 76 hot dogs numa bandeja. — Foto: AP Photo/Julia Nikhinson O...

Respiradores

Olá, gente! Eu sou Fabi Costa, e estamos aqui para mais um episódio do podcast Onde tem SUS, tem...

Espírito Santo anuncia R$ 30 milhões para nova linha de financiamento do programa de Coinvestimento da Cultura

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, na tarde desta quinta-feira (30), a nova linha de financiamento do...

Garoto comemora aniversário no Corpo de Bombeiros de Nova Venécia

  O pequeno Gabriel Pessoa Oliveira completou seis anos de idade neste último domingo, dia 03, e a comemoração...

Casagrande participará da inauguração da clínica de hemodiálise neste sábado (02), em Barra de São Francisco

A inauguração da Clínica de Hemodiálise de Barra de São Francisco, foi confirmada pela empresária Josi Lopes e...

Senado aprova MP que aumenta garantias para setor agro captar recursos

O Senado aprovou hoje (28) uma medida provisória (MP) que auxilia o setor rural na realização de operações...