Mais de 90% das solicitações de seguro-desemprego foram feitas pela Internet no início de abril

49830498927_c741576d73_o.jpg

Coletiva de imprensa com equipe técnica do Ministério da Economia.
– Foto:
Júlio Nascimento/PR

O número de pedidos de seguro-desemprego, em março, foi 536.845, enquanto no mesmo mês do ano passado foram verificados 556.226. Já na primeira quinzena de abril deste ano, foram contabilizados 267.693 pedidos de seguro-desemprego, frente aos 310.509 contabilizados no mesmo período de 2019.  No entanto, o Ministério da Economia estima que o número seja maior, pois há pessoas que perderam o emprego nesse período e ainda não solicitaram o benefício. 

“Tendo em vista o fechamento dos sistemas Sine, temos uma demanda reprimida. O que significa isso? Ainda temos uma pequena fila, que estamos dando conta rapidamente. E essa demanda reprimida não passa de 200 mil em março e em abril, em conjunto.  Portanto, temos aqui sim um pequeno aumento nos pedidos de seguro-desemprego no ano de 2020 em relação ao ano de 2019″,  explicou o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco. 

Do início de março até a primeira quinzena de abril, os estados que registraram maior número de pedidos de seguro-desemprego foram São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em março deste ano, os trabalhadores das áreas de serviços, comércio e indústria representam os que mais solicitaram o benefício. 

O secretário disse que, ao contrário do que tem ocorrido em diversos países, no Brasil foi possível preservar empregos, mesmo com o comércio e empresas fechadas em função das medidas de isolamento social. “O Brasil, diferente do mundo, mesmo diante de uma crise, consegue preservar empregos. E aqueles empregos informais, que infelizmente não estamos conseguindo preservar, estamos preservando as pessoas e as suas famílias por meio do benefício emergencial”, afirmou. 

Segundo Bianco, o governo vem trabalhando para manutenção do emprego e modernização de normas do trabalho. “Os resultados das nossas políticas não são resultados de um dia, não são resultado de políticas episódicas, não são resultado só da política voltada para a crise. Nós estamos tendo êxito, porque estamos fazendo uma política focada, uma política econômica exitosa que proporciona ao mercado de trabalho o crescimento sempre focando em três pilares: a proteção do empregado, da empresa e do empresário”, disse.  

Serviços Digitais

Dados do Ministério da Economia mostram que, na primeira quinzena de abril, 90,2% das solicitações de seguro-desemprego foram feitas pela Internet. No mesmo período de 2019, este número era de 1,6%. As solicitações foram feitas pelo gov.br/trabalho ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. 

O Ministério da Economia informa que, para dúvidas e esclarecimentos, o empregado pode ligar para o Alô Trabalho 158 ou acionar as superintendências por e-mail. No Distrito Federal, por exemplo, o e-mail é trabalho.df@mte.gov.br. Em cada unidade da Federação, basta trocar a sigla da UF para a do local desejado.

Na segunda-feira (27), o Governo Federal anunciou medidas que reduzem a burocracia e aumentam a agilidade na concessão de crédito a fim de reduzir impactos do novo coronavírus na economia do País.

 

Leia mais

Estado mantém obras de reestruturação de Escola em Águia Branca

As ações de reestruturação da rede física de escolas da Rede Estadual continuam, mesmo neste momento...

Dietas com restrição podem contar com produtos da agricultura familiar

Os alimentos cultivados pelas famílias rurais do Espírito Santo são ingredientes versáteis, que podem ser utilizados...

Capes prorroga inscrições para 75 mil vagas em cursos de formação à distância

As inscrições para 75 mil vagas de capacitação à distância oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que terminariam na...

Richarlison vai construir campo no bairro Aeroporto, em Nova Venécia

O atacante veneciano, Richarlison, 23 anos, segue recompensando todo carinho que Nova Venécia tem por ele, e agora, dará um presente ainda maior para...

Leia também

Vila Pavão vacina quase três mil animais entre cães e gatos

Entre os dias 08 a 28 desse mês,...

Polícia Militar recupera motocicleta em Nova Venécia logo após ter sido furtada

Na noite do último domingo (27), policiais militares...

Veneciano é candidato a vereador em Rio Branco, capital do Acre

O empresário e farmacêutico veneciano, Alexandre Thomazini, tentará, pela segunda vez, uma vaga na Câmara de Vereadores do município de Rio Branco, capital do...