Mais de 68 mil famílias no Espírito Santo podem perder direito a desconto em energia elétrica

Compartilhe

 

Mais de 68 mil famílias no Espírito Santo que estão com o Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal desatualizado podem perder o direito a descontos nas contas de energia elétrica por meio do programa Tarifa Social. O alerta é da concessionária EDP.

Durante a pandemia da Covid-19, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) chegou a suspender o descadastramento de famílias inscritas na tarifa social. No entanto, a portaria perderá validade em janeiro de 2022.

A EDP, então, fez um levantamento que apontou que aproximadamente 68 mil famílias no Estado estão com dados desatualizados junto ao Governo Federal e podem perder o desconto na conta de luz já no início do próximo ano.

As famílias devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social do seu município. Os integrantes do CadÚnico devidamente atualizado, que atendam aos critérios legais, terão direito à Tarifa Social.

O benefício se destina a famílias que tenham renda mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo. Também têm direito as famílias com integrantes que recebam o BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social).

– A tarifa social de energia elétrica se destina a famílias inscritas no Cadúnico (Cadastro Único do Governo Federal), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo.

– Beneficia quem receba o BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social).

– Também podem ser beneficiadas famílias do Cadastro Único com renda mensal de até três salários mínimos, desde que tenham no domicílio pessoa com doença ou deficiência que utiliza aparelhos que consomem energia elétrica.

– O Cadastro Único (CadÚnico) é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza.

– Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

– Se a família não está registrada no Cadastro Único, ela deve verificar onde é feito o cadastramento na cidade onde ela mora. As prefeituras normalmente fazem cadastramento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou em um posto de atendimento do Cadastro Único.

 

Famílias que recebem descontos por meio da Tarifa Social devem se apressar para não perderem benefício — Foto: Luciano Tolentino/EPTV

Famílias que recebem descontos por meio da Tarifa Social devem se apressar para não perderem benefício — Foto: Luciano Tolentino/EPTV

Leia também

Manato escolhe empresário do Comércio Exterior como candidato a vice

  O candidato ao Governo do Espírito Santo Carlos Manato (PL), segundo colocado nas pesquisas de opinião, vai concorrer...

PSD oficializa candidatura de Guerino Zanon ao governo do Espírito Santo

  Guerino Zanon renunciou ao cargo de prefeito de Linhares (foto de arquivo) — Foto: Divulgação O PSD oficializou, neste...

Aumento do e-commerce na pandemia provoca falta de contêineres nos portos brasileiros

O aumento do comércio eletrônico durante a pandemia levou à falta de contêineres para atender à demanda dos...

Começa o Censo 2022 em Nova Venécia

  O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciou a coleta dos dados do Censo Demográfico 2022 em...

Vice definido: Manato anuncia Bruno Lourenço, empresário do Comércio Exterior

Manato e Bruno, entre outras bandeiras, têm como meta o desenvolvimento econômico do Estado alinhado ao desenvolvimento social Está...

ES: Ministério Público denuncia pais à Justiça por morte e estupro de menino de 2 anos

  Jorge Teixeira da Silva Neto, de 2 anos O Ministério Publico do Espírito Santo (MPES) denunciou à Justiça os...

10 mil vagas em cursos profissionalizantes on-line para mulheres: saiba como se inscrever

  O governo do Espírito Santo abriu inscrições para 10 mil vagas em cursos on-line e gratuitos para exclusivos...

Cássio Barros avalia a Portuguesa-RJ, próximo adversário do Nova Venécia

  O Nova Venécia está de volta ao Espírito Santo, e traz na bagagem a classificação para as oitavas...