Mais de 6 mil índios serão atendidos em ação interministerial

Mais de 6 mil índios serão atendidos em ação interministerial

A ação, denominada “Missão Kayapó”, contará com equipe de mais de 60 pessoas Foto: Ministério da Defesa

Parte da Operação Covid-19, os ministérios da Defesa e da Saúde apoiarão a comunidade da Terra Indígena Kayapó no Polo Base de Ourilândia do Norte, no Pará. Nessa terça-feira (17), seguiram profissionais de Saúde, Equipamentos de Proteção Individual (EPI), materiais, medicamentos, vacinas e testes para detectar o novo coronavírus. Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira (FAB) executarão as ações até o dia 24 de novembro.

A ação, denominada “Missão Kayapó”, contará com equipe de mais de 60 pessoas, sendo 26 profissionais de Saúde nas áreas de pediatria, ginecologia e obstetrícia e clínica geral, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem, de laboratório e de veterinária. A expectativa é beneficiar mais de 6 mil índios das aldeias Turedjam, Kikretum, Kokraimoro, Moikarako, Aukre, Kubenkrãnkrehn e Gorotire.

“O Ministério da Defesa e o Ministério da Saúde, por meio desta ação interministerial, cumprirão aquilo que nos determinamos, que é levar saúde, orientação, meios, insumos e medicamentos a comunidades indígenas aldeadas”, afirma o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, general Manoel Luiz Narvaz Pafiadache

Mais de três toneladas de insumos foram encaminhadas à região por meio de aeronave da FAB. “Vamos atender uma série de aldeias isoladas, que estão precisando do nosso apoio. É a segunda vez que voltamos ao Pará, uma vez que já estivemos em Tiriós, no noroeste do estado. O Ministério da Defesa e o Ministério da Saúde, por meio desta ação interministerial, cumprirão aquilo que nos determinamos, que é levar saúde, orientação, meios, insumos e medicamentos a comunidades indígenas aldeadas”, declara o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, general Manoel Luiz Narvaz Pafiadache.

De acordo com o coordenador administrativo da missão, tenente-coronel Klaus Raylen Tavares Rêgo, a missão, além de levar saúde a comunidades isoladas, tem o objetivo de mitigar os impactos do novo coronavírus. “Nossa intenção nesta missão interministerial é atender ao maior número de índios da etnia Kayapó no apoio à saúde e conscientização no enfrentamento à Covid-19 nas aldeias”, ressalta.

Os militares da missão pernoitarão, até o dia 24 de novembro, na Base em Ourilândia do Norte (PA), e se deslocarão diariamente às aldeias, por meio de helicópteros e viaturas das três Forças. A Operação conta também com o apoio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

Operação Covid-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do Governo Federal no enfrentamento à Covid-19.

Com informações do Ministério da Defesa

Mais de 6 mil índios serão atendidos em ação interministerial apareceu primeiro em Voz da Barra.

Leia mais

São Mateus confirma mais um caso de coronavírus

A Secretaria de Saúde de São Mateus, por...

Isenções para as exportações devem ser incluídas na reforma tributária, defende deputado mato-grossense

Avaliada por especialistas e parlamentares como complexa, a carga tributária sobre o comércio exterior praticada pelo Brasil também é tida por quem analisa o...

INDICADORES: Terça (3) começa com alta no café

A saca de 60 quilos do café arábica começou a terça-feira (3) com alta de 0,16% no preço e é vendida a R$ 537,58...

‘Corrupção deve ser praticada’, diz candidato em debate

Uma gafe cometida pelo deputado estadual Wallber Virgolino...

Leia também

Sortudo! Apostador capixaba leva prêmio de R$ 1,6 milhão na Lotofácil

O fim de semana começou muito mais feliz...

Mantenópolis volta para o vermelho no Mapa de Risco para a Covid-19

O Governo do Espírito Santo anunciou nesta sexta-feira (4) o 34º mapa de risco da Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (7)...

Jovem de Nova Venécia que venceu cinco cânceres morre aos 22 anos

A jovem digital influencer veneciana, Anna Luiza Nicolau Evangelista, de 22 anos, morreu na manhã deste sábado (05), no Hospital Meridional, em São Mateus. Segundo Ancilia Nicolau,...

Alerta de tempestade, chuva forte e granizo para 18 cidades do ES

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) estendeu...