Mais de 6 mil empresas de todos os portes contaram com suporte da Rede CIN para atuar no mercado internacional, em 2019

A estratégia de internacionalização de uma empresa pode fazer toda a diferença na competitividade do negócio. Empresas internacionalizadas inovam mais, diminuem a dependência do mercado externo e ainda conseguem garantir que seu produto seja conhecido no exterior, o que fortalece a marca e o posicionamento do produto no mercado doméstico. 

Nesse contexto, atua a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Apenas em 2019, a rede realizou mais de 105 mil atendimentos a 6,1 mil empresas brasileiras de todos os portes – pequenas, médias e grandes. 

A Rede CIN conta com especialistas de comércio exterior que desenvolvem soluções encadeadas e complementares para os diversos níveis de maturidade das empresas brasileiras.

“A Rede CIN foi criada em 1998 com o objetivo de preparar empresas para atuar no mercado internacional. Internacionalizar é uma estratégia que garante mais perenidade da operação da empresa em mercados externos e pode ser crucial na competitividade da companhia”, explica Sarah Saldanha, gerente de Serviços de Internacionalização da CNI. 

País desperdiça cerca de 22% do PIB por ano com o Custo Brasil

BC lança página de esclarecimentos sobre a Lei Geral de Proteção de Dados

Cartilhas

A Rede CIN disponibiliza uma série de cartilhas online que podem ser o passo inicial para pessoas do ramo empresarial começarem a expandir a marca e atuar no mercado internacional. Entre os documentos disponibilizados, estão acordos e barreiras comerciais; logística, pagamentos, feiras e contratos internacionais; documentos para exportação e encontros de negócios. 

Como ter acesso

Para ter acesso aos serviços prestados pela Rede CIN, basta que a empresa procure um centro internacional instalado na Federação das Indústrias de cada estado. Segundo a CNI, neste centro, o empresário encontrará soluções compatíveis com o perfil empresarial para internacionalização que darão suporte à atuação da empresa no mercado externo. 

Caso seja necessário entrar em contato com o Departamento Nacional da Rede CIN, basta ligar para o (61) 3317-9447/9985.

Foto: EBC

Leia mais

Ministério da Saúde informatiza cadastro da Atenção Primária

O credenciamento das equipes de Saúde da Família (eSF) e da Atenção Primária (eAP) passam a ocorrer por meio da plataforma e-gestor AB. Segundo...

Fim de semana de apreensões em Pinheiros, Ponto Belo, Nova Venécia e São Gabriel da Palha

Policiais militares do 2º Batalhão apreenderam armas, drogas, munições e recuperaram veículo com restrição de furto e roubo neste fim de semana. Sete pessoas...

Governo do Espírito Santo diz que existe expectativa para retorno das aulas em setembro

Com a redução na taxa de transmissão da Covid-19 e no número de registros de mortes pela doença, o Governo do Espírito Santo disse...

Leia também

ES: suspeito de roubo é preso após bater o carro em ônibus durante perseguição policial

Um homem suspeito de utilizar um carro roubado...

Sortudo! Apostador capixaba leva prêmio de R$ 1,6 milhão na Lotofácil

O fim de semana começou muito mais feliz...

Mantenópolis volta para o vermelho no Mapa de Risco para a Covid-19

O Governo do Espírito Santo anunciou nesta sexta-feira (4) o 34º mapa de risco da Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (7)...