Mais de 40% das indústrias do Espírito Santo já demitiriam funcionários durante a pandemia do coronavírus

Mais de 40% das indústrias do Espírito Santo afirmam já ter demitido funcionários em razão da crise econômica gerada pela pandemia do coronavírus, enquanto outras 19% delas preveem ter que fazer demissões no futuro.

Este é o resultado apontado pela Pesquisa de Opinião Empresarial Covid-19, da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

Realizado entre os dias 3 e 15 de junho, o estudo consultou um total de 383 indústrias capixabas de setores como extrativo, transformação, construção civil, informação e comunicação, comércio, reparação de veículos, transportes e armazenagem.

Para além das demissões, as indústrias revelam ter diminuído a produção: Três a cada quatro delas relataram o problema, que tem como consequência a queda do faturamento. No setor extrativista, a baixa da receita chegou a 80%.

Em função deste cenário, uma em cada três empresas do ramo industrial adotou também a redução do salário e da jornada de trabalho de seus funcionários. Tais medidas são tomadas a partir do dispositivo do governo federal que permite a redução de proporcional do salário e da carga horária de trabalho ou a suspensão dos contratos trabalhistas por dois meses.

“A pandemia sem dúvida é um enorme desafio, mas sabemos que ela vai passar. A questão é que o país já não vinha bem antes da pandemia. Desde 2015 até o momento o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil decresceu perto de 4%, enquanto o mundo cresceu 15% e os países emergentes cresceram perto 25%”, avaliou a presidente eleita da Findes, Cristhine Samorini.

Samori defende que a melhora deste cenário só será possível a partir de reformas como a tributária, a lei do gás e o marco das rodovias por parte do governo federal e do Congresso Nacional.

“Estamos em um país estagnado e isso não gera oportunidades, não gera empregos e muito menos renda para sua população”, criticou.

Leia mais

Armas e munições apreendidas e 217 suspeitos detidos na 4ª fase da Operação Sentinela

Com apoio do Ministério Público Estadual, a Polícia...

Novos processos para retirada de medicamentos estão suspensos em quatro Farmácias Cidadãs Estaduais

A partir desta terça-feira (24), a abertura de novos processos para a retirada de medicamentos nas Farmácias Cidadãs Estaduais de Cariacica (Metropolitano), Serra, Linhares...

Professor morre em acidente na rodovia que liga Nova Venécia a Boa Esperança

Três pessoas ficaram feridas após sofrerem um acidente...

Leia também

Veiculo fica todo amassado ao tentar desviar de animal após capotar em Nova Venécia

Um acidente foi registrado na noite deste domingo (02/08/2020), no bairro Aeroporto, em Nova Venécia. Segundo informações, o motorista de um carro perdeu o...

Projeto prevê ampliação de inclusão digital entre jovens

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lançou uma publicação que traz diretrizes sobre a implantação do Programa Espaço 4.0, que...

Portaria cria cadastro eletrônico às instituições interessadas em aplicar o Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou uma portaria que institui o cadastro eletrônico de locais de aplicação para...

Consulta pública vai colher contribuições para Marco Legal do Saneamento

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) abriu consulta pública para que a sociedade civil e entidades do setor do saneamento possam contribuir com o...