Mais de 33 mil toneladas de milho serão ofertadas pelo programa Vendas no Balcão em junho

8a889c5d-155b-4155-a9a1-39fd5b22a68b.jpeg

Mais de 33 mil toneladas de milho serão ofertadas pelo programa Vendas no Balcão em junho
– Foto:
Stevano Vicigor/Mapa

O pequeno produtor brasileiro conta com incentivo do governo na hora de comprar milho em grãos para alimentar animais como aves e caprinos. De janeiro a maio deste ano, o Programa de Vendas em Balcão (ProVB) atendeu a mais de 11 mil (11.595) pequenos produtores. Um total de 45.800 toneladas de milho comercializadas. E, em junho, mais 33.400 toneladas do produto serão distribuídas para atendimento a criadores rurais cadastrados no programa.

O programa de Vendas em Balcão, criado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para beneficiar o pequeno produtor de animais, oferta milho em grãos para alimentação de animais, como aves, suínos e bovinos a preços compatíveis com os dos mercados atacadistas e com os praticados em pregões públicos.

Segundo a Conab, por meio do programa, o setor público tem assegurado, de forma regular, o suprimento de insumos a inúmeras propriedades rurais. Além de estabelecer condições de oportunidades entre os pequenos e grandes criadores, que tradicionalmente adquirem quantidades volumosas e, portanto, mais baratas por meio de leilões públicos.

Um dos beneficiados é o produtor rural Pelaudir Moura Andrade, que tem uma pequena propriedade rural em Planaltina, no Distrito Federal. No local, ele mantém a criação de galinhas, porcos e algumas vacas. Ele conta que, sem o ProVB, seria inviável manter o negócio.

“O programa nos oferece o milho a um preço acessível em relação ao preço de mercado, algo em torno de 40, 50% de economia. Desta forma, a gente consegue manter a nossa criação de animais para a subsistência e comercialização.”

Inscrição

Para participar do programa, os produtores precisam fazer o registro no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican), disponível no site da Conab. A inscrição tem validade de um ano e permite o acesso mensal aos estoques públicos. Para mais informações, os criadores podem entrar em contato com as superintendências regionais (os contatos estão no site www.conab.gov.br) ou enviar um email para conab.gepab@conab.gov.br.

“É fácil participar do programa para ter o benefício do milho em condições muito mais baratas que o mercado atual. O produtor rural tem que aproveitar essa oportunidade”, ressaltou Pelaudir Andrade.

Em período de pandemia

E a Conab alerta que, neste período de pandemia de Covid-19, todos os cuidados estão sendo tomados pelas superintendências regionais para garantir o acesso seguro aos produtos comercializados.

 

Leia mais

Foragido da justiça é detido pela polícia em bairro de São Gabriel da Palha

Agentes do Serviço de Inteligência da 3ª Companhia...

Deputado Enivaldo dos Anjos questiona contrato milionário de guincho e quer Givaldo na CPI

Deputado Enivaldo dos Anjos Sem descanso contra a Máfia dos Guinchos, o deputado estadual e presidente da CPI que combateu este crime no Espírito Santo,...

Coronavírus: Nova Venécia registra queda de novos casos e crescimento de recuperados

Aos poucos, a pandemia do Coronavírus vai ficando...

Seger prorroga período de inscrições do programa Jovens Valores e recesso de estagiários

A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (03), o...

Leia também

PM prende acusados de tráfico de drogas no interior de Água Doce do Norte

Na noite deste domingo (20), policiais militares do 11º BPM realizaram a prisão de dois acusados de tráfico de drogas no município de Água...

PM detém homem com simulacro de arma de fogo na cintura em Águia Branca

Na noite da última sexta feira (18), policiais militares do 11º BPM detiveram um indivíduo que portava um simulacro de arma de fogo na...

Carro capota no córrego do Paraíso e homem fica ferido

Na tarde desta segunda-feira, 21 de setembro, no Córrego do Paraíso, ES-320, por volta das 13:30h, a Polícia Militar de Ecoporanga registrou mais um...

Fim de semana com prisões e apreensões em Guarapari

Neste fim de semana, policiais militares do 10º...