Mais de 28 mil estudantes são beneficiados com prorrogação das bolsas

Mais de 28 mil estudantes são beneficiados com prorrogação das bolsas

Medida de prorrogação foi adotada para amenizar os efeitos causados pela crise do novo coronavírus Foto: Agência Brasil

A prorrogação da vigência das bolsas de mestrado e doutorado ativas no País já beneficiou 28.324 estudantes. A medida foi adotada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para amenizar os efeitos causados pela crise do novo coronavírus (Covid-19).

Em abril, a Capes publicou a Portaria nº 55/2020 que permitia a extensão das bolsas por até 90 dias, alcançando 12 mil estudantes. Com a continuidade da crise sanitária, em agosto a decisão foi prorrogada por igual período, para que os bolsistas pudessem concluir seus trabalhos de forma mais tranquila. Ao todo, 14.313 mestrandos e 14.011 doutorandos foram beneficiados, até o momento.

Cada instituição de ensino superior (IES) solicitou o benefício diretamente no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA). Durante o período de extensão do benefício, as cotas continuarão ocupadas no sistema e não poderão ser utilizadas para inclusão de outros bolsistas.

Para o presidente da Capes, Benedito Aguiar, a prorrogação dá mais tempo para que os estudantes concluam suas pesquisas, minimizando os impactos das restrições impostas pela Covid-19. “Demonstra o cuidado que temos com nossos bolsistas e com a qualidade do trabalho científico”.

Protocolo

Para os pesquisadores no exterior, a Coordenação preparou um protocolo que atendeu tanto a quem quis permanecer fora do País, como aos que preferiram retornar ao Brasil. Prazos relacionados à avaliação também foram estendidos.

Ainda no apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico, serão investidos R$ 200 milhões e 2.600 bolsas já começaram a ser concedidas pelo Programa de Combate a Epidemias. A iniciativa é um conjunto de ações de apoio a projetos, pesquisas e formação de pessoal de alto nível para enfrentar a Covid-19 e temas relacionados a endemias e epidemias, no âmbito dos programas de pós-graduação de mestrado e doutorado do País.

Com informações da Capes

Leia mais

Leia também