
Governo anuncia plantio de 20 milhões de árvores em todo o Espírito Santo — Foto: Divulgação/Governo do Espírito Santo
O governo do Espírito Santo anunciou nesta quinta-feira (19) que mais de 20 milhões de árvores serão plantadas no estado até 2033. A iniciativa faz parte do programa “Mutirão das Árvores” e foi divulgada pelo governador Renato Casagrande (PSB) no Palácio Anchieta, em Vitória.
O programa mutirão vai começar com mudas sendo plantadas por alunos de escolas públicas e privadas. O governo ainda não informou quando ação terá início.
O projeto é uma parceria com a Fundação Pitágoras. O objetivo é fazer com que árvores sejam plantadas em determinadas áreas pelos municípios e também criar nas crianças e nos jovens uma consciência da importância das florestas e de preservação e restauração dos biomas brasileiros.
As ações serão supervisionadas pelas Secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e da Educação (Sedu).
“Temos que unir todos os programas e plataformas de plantio de árvores em um único lugar para fortalecer esse tema. Iremos apresentar o mutirão sexta-feira aos meus colegas governadores no Consórcio de Integração Sul e Sudeste para que cada estado possa fazer sua parte. Temos poucos locais de produção de mudas nativas em nosso estado e precisamos incentivar esse plantio, além de integrar essa tarefa de plantio de mudas no âmbito das escolas”, afirmou o governador.

A ideia é que as mudas sejam plantadas até 2033 — Foto: Divulgação/Governo do Espírito Santo
Para orientar as atividades, o movimento destinará além das mudas, manuais para auxiliar o processo, desde a coleta de sementes/formação até o plantio.
A meta do programa é plantar até 2033, um bilhão de árvores em todo o Brasil. O Espírito Santo foi escolhido sede do pontapé inicial do movimento pelo seu destaque nas pautas ambientais no país.
A ação já começou com 500 mudas sendo distribuídas para os que estavam presentes na cerimônia.
“O Espírito Santo já conta com um dos maiores programas de reflorestamento do Brasil, em que pagamos para o produtor rural reflorestar o seu terreno. Agora, estamos unindo a educação e o meio ambiente para criar cada vez mais uma conscientização de preservação e cuidado com os nossos biomas. Esse pontapé inicial do Mutirão das Árvores ter sido realizado no Estado reforça o nosso protagonismo, liderado pelo governador Renato Casagrande, na pauta ambiental do País”, destacou o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni.

Ação vai ser feita por alunos de escolas municipais e públicas em todo o estado — Foto: Divulgação/ Governo do Espírito Santo