Mais de 16 mil pessoas não voltaram para tomar segunda dose da AstraZeneca no Espírito Santo

 

A Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (Sesa-ES) divulgou, nesta terça-feira (8), que 16.651 capixabas que receberam a primeira dose da AstraZeneca (Fiocruz/ Oxford) não voltaram para completar o esquema vacinal no prazo estipulado pelo laboratório de fabricação.

O levantamento da secretaria foi baseado nos dados da população vacinada no período desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, no dia 18 de janeiro, até o dia 13 de março. Na última data, o prazo de 12 semanas para receber a dose de reforço foi no último domingo (6).

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, informou que é importante que a população conclua o esquema vacinal com as duas doses do imunizante.

Segundo a coordenadora, o estado mantém o envio da vacina aos 78 municípios capixabas para a segunda dose da AstraZeneca na 11ª semana após a data de distribuição da primeira, garantindo que o esquema seja completado no tempo certo.

De acordo com Danielle, uma das estratégias do Programa Estadual de Imunização (PEI) para que a população que não buscou a segunda dose seja vacinada é a elaboração de uma lista nominal semanal dessas pessoas.

Essa lista é encaminhada aos municípios para que seja realizada a busca ativa destas pessoas pelas equipes de Atenção Primária em Saúde.

O programa realiza também, segundo a coordenadora, reuniões semanais com as referências municipais de Imunização para orientações sobre as estratégias a serem adotadas em cada etapa da campanha.

De acordo com o informe enviado pelo Ministério da Saúde, está previsto o envio de uma remessa de Coronavac para o Espírito Santo nesta sexta-feira (11). Em todo o estado, 51 mil pessoas aguardam a segunda dose do imunizante.

 

Doses da AstraZeneca. — Foto: Ari Dias/AEN/Divulgação

Doses da AstraZeneca. — Foto: Ari Dias/AEN/Divulgação

-->