Mais de 150 mil pessoas esperam 2ª dose de CoronaVac no Espírito Santo

 

Mais de 150 mil pessoas que tomaram a primeira dose da vacina CoronaVac, contra Covid-19, esperam a segunda dose do imunizante no Espírito Santo.

O levantamento foi feito por Luiz Marcondes, do G1ES, com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa-ES), que solicitou envio imediato das doses ao Ministério da Saúde nesta sexta-feira (14).

Sem matéria-prima para a produção da vacina contra Covid-19, o Insituto Butantan entregou, nesta sexta-feira, o último lote de Coronavac para o Ministério da Saúde e suspendeu completamente a fabricação do imunizante.

O Ministério da Saúde foi procurado sobre a solicitação da Sesa e informou que começou o envio de novas remessas do imunizante aos estados nesta sexta-feira. A quantidade de doses que será repassada ao Espírito Santo não foi informada.

De acordo com a solicitação da Sesa, o Espírito Santo precisa de 152.787 doses da vacina Coronavac para completar os esquemas de vacinação abertos.

No dia 6 de maio, a Secretaria de Saúde divulgou que 87.749 capixabas do grupo prioritário, que foram vacinados com a primeira dose de CoronaVac, já tinham completado 28 dias desde a aplicação e deveriam receber a segunda dose do imunizante.

Após essa data, a Sesa relatou no documento enviado ao Ministério da Saúde que novos esquemas de vacinação completaram o intervalo recomendado de quatro semanas. E, apesar dos novos envios da vacina Coronavac ao estado, ainda faltam 152.787 doses para completar a vacinação de pessoas que receberam a primeira dose do imunizante no Espírito Santo.

O Instituto Butantan anunciou que suspendeu completamente a produção da CoronaVac por falta de matéria-prima e entregou mais 1,1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta sexta-feira.

O instituto aguarda a liberação pelo governo chinês de um lote com 10 mil litros de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), o equivalente a 18 milhões de doses, para retomar a produção.

O Espírito Santo recebeu, nesta sexta-feira, 65 mil doses de CoronaVac, que foram destinadas à aplicação de segunda dose da população que se encontra com esquema vacinal superior a 28 dias.

Essas doses foram destinadas para o público de 70 a 74 anos, 65 a 69 anos e trabalhadores da saúde.

A solicitação da Sesa feita ao Ministério da Saúde de mais 150 mil doses de vacina é além das doses que já foram enviadas ao estado.

Governo do ES estima de faltem 150 mil doses de CoronaVac para completar vacinação no ES — Foto: Divulgação/ Governo do ES

Governo do ES estima de faltem 150 mil doses de CoronaVac para completar vacinação no ES — Foto: Divulgação/ Governo do ES


Leia mais

Leia também