Mais de 15 mil candidatos faltaram ao primeiro dia de Enem no Espírito Santo • SiteBarra

Mais de 15 mil candidatos faltaram ao primeiro dia de Enem no Espírito Santo

Ao todo, 15.178 candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tanto na modalidade presencial quanto na on-line, não fizeram a prova neste domingo (21) no Espírito Santo, quando foram aplicadas as questões de Linguagem, Ciências Humanas e a redação.

Os dados foram informados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pelo Enem. As provas aconteceram em 230 locais, distribuídos em 38 cidades do estado.

Mais de 58 mil estudantes do Espírito Santo se inscreveram no Enem 2021. Desse total, 57.713 participantes se cadastraram para fazer a prova impressa. No entanto, segundo o Inep, foi registrada a ausência de 25,6% dos candidatos, o que corresponde a 14.774 faltosos.

Já na prova digital, quase metade dos 846 candidatos inscritos não fizeram o teste. Foram 404 ausências, o equivalente a 47,8%.

Os candidatos que não compareceram ao primeiro dia de prova poderão participar da segunda etapa de testes no próximo domingo (28), quando serão aplicadas as questões de Ciências da Natureza e Matemática.

No entanto, segundo o Inep, a participação servirá apenas para autoavaliação e não para disputar vagas em universidades efetivamente. O boletim de desempenho individual apresentará as notas das provas realizadas.

Só é possível remarcar a prova do Enem caso tenha ocorrido algum problema de logística no local de prova do candidato ou se o estudante tiver contraído doenças contagiosas, como Covid-19, coqueluxe, varíola e sarampo, conforme a listagem do Ministério da Educação.

Candidatos se reuniram em local de prova, em Vitória — Foto: Ricardo Medeiros/Rede Gazeta

Candidatos se reuniram em local de prova, em Vitória — Foto: Ricardo Medeiros/Rede Gazeta