Mais de 13,7 milhões de brasileiros declararam ter algum sintoma de síndrome gripal em julho

Mais de 13,7 milhões de brasileiros declararam ter algum sintoma de síndrome gripal em julho

Em coletiva, Ministério da Saúde atualizou os dados referentes à Covid-19 no Brasil. Foto: Erasmo Salomão/MS

Em julho, 13,7 milhões de brasileiros declararam ter tido algum dos sintomas de síndrome gripal relacionados à Covid-19. O número foi menor na comparação com maio e junho. No mês de julho, 3,1 milhões (22,8% do total) que apresentaram algum dos sintomas pesquisados buscaram atendimento médico, sendo a maior parte, 75% das pessoas, na rede pública.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Mensal (PNAD Covid 19), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 3.554 municípios. Cerca de 2.000 mil entrevistadores estão coletando desde maio a pesquisa por telefone.

Outro dado mostra que, do início da pandemia até julho, cerca de 13,3 milhões de brasileiros, ou seja, 6,3% da população fizeram algum teste para diagnóstico da Covid-19. A maior parte são pessoas de 30 a 59 anos (59,4%). Do total de brasileiros que fizeram o teste, 20,4% registraram positivo para a doença (2,7 milhões de pessoas).

A Unidade da Federação com o maior percentual de testes realizados foi o Distrito Federal (16,7%), seguida por Amapá (11,0%) e Piauí (10,5%). Pernambuco registrou o menor percentual (4,1%).

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, lembrou que o diagnóstico da doença não é feito somente por teste.

“O teste tem sua finalidade; e a sua indicação ocorre por um médico. O diagnóstico do paciente pode ser feito apenas pelo exame clínico físico; ele pode ser feito com o suporte por imagem, então o exame clinico mais o diagnóstico imagem; pode ser feito pelo exame clinico com o suporte laboratorial, onde entra o teste; e pode ser feito pelo exame clinico com uma investigação epidemiológica, verificando quem foram os contactantes; e identificar se aquele paciente realmente está infectado pelo coronavírus ou não”, disse o secretário.

“Estamos envidando todos os esforços para ampliarmos a testagem”, completou Elcio Franco. Segundo ele, só o laboratório da Fiocruz, inaugurado na semana passada no Rio de Janeiro, passou a ter capacidade de 20 mil testes dia. E o laboratório da Fiocruz no Ceará ampliou em mais 10 mil.

A realização de testes foi um dos novos temas abordados em julho pela Pesquisa do IBGE, assim como a comorbidade, o comportamento das pessoas em relação ao distanciamento social e o uso de itens de higiene e proteção.

Comorbidades

Em julho, segundo o IBGE, havia 22,4% da população com alguma doença crônica pesquisada, sendo a hipertensão a mais frequente (12,8%), seguida por asma, bronquite ou enfisema (5,7%); diabetes (5,3%); e depressão (3,0%). O percentual de pessoas com alguma doença crônica e que testou positivo para a doença foi de 1,6%.

Comportamento

A pesquisa também aponta que, em julho, 4,1 milhões de pessoas, ou seja, 2% da população não adotaram qualquer medida de distanciamento social. Outro dado revela que 64,4 milhões (30,5%) de pessoas reduziram o contato, mas continuaram saindo de casa; e 92 milhões (43,6%) só saíram em caso de necessidades básicas.

Itens de higiene e proteção

Dos 68,5 milhões de domicílios nos quais foi investigada a existência de itens básicos de higiene e proteção, em quase todos havia sabão ou detergente (99,6%), máscara (99,3%) e água sanitária ou desinfetante (98,1%). O álcool 70% estava presente em 95,8% dos domicílios, enquanto as luvas descartáveis em 43,2%.

Auxílio Emergencial

A pesquisa do IBGE também aponta que, em julho, 30,2 milhões de domicílios (44,1%) foram beneficiados com o Auxílio Emergencial pago pelo Governo Federal. Em junho, eram 43% e, em maio, 38,7%.

Vacinas Covid-19

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, disse que todas as vacinas interessam ao governo brasileiro, desde que seja possível imunizar a população como um todo, e num curto intervalo de tempo.

Ele comentou sobre a vacina chinesa que está sendo testada no Brasil em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. “No momento, as conversações com o Butantã são com a intenção, com a necessidade que ele apresentou, é de apoio para o desenvolvimento da vacina. Num segundo momento, acompanhando essa efetividade da capacidade de imunização da vacina, e com mais dados sobre essa capacidade de entregas, sobre a disponibilidade e a quantidade de vacinas, dentro de um calendário, é que se vai negociar a aquisição da vacina”, disse Elcio Franco.

A Anvisa já aprovou testes clínicos em quatro estudos de vacina no Brasil. Além da que está no Instituto Butantan, está sendo testada vacina produzida em Oxford.

Dados Covid

O Ministério da Saúde também atualizou os dados referentes à Covid-19 no Brasil. Já foram notificados 3.761.391 casos da doença e já se recuperaram 2.947.250 pessoas. O país registrou 118.649 óbitos pelo novo coronavírus.

Segundo o ministério, até o momento, já foram distribuídos a estados e municípios 10.711 ventiladores pulmonares e habilitados 12.166 leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19, um investimento de R$ 1,7 bilhão. Cerca de 20 milhões (20,1 milhões) de medicamentos foram distribuídos aos entes federativos.

Leia mais

Vitória vai iniciar procedimentos com uso de medicações contra a Covid-19

Médicos voluntários da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciam, na próxima semana, procedimentos com uso de medicações contra a Covid-19 em Vitória. A portaria com...

BOLETIM SALA DE SITUAÇÃO – 03/07/2020

O governador do Estado, Renato Casagrande, liderou, nesta sexta-feira (03), mais uma reunião da Sala de...

Voz do Brasil terá novas regras de transmissão no rádio

Em decreto publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro determinou novas regras para a retransmissão de a “A...

Leia também

Motociclista fica ferido em acidente no KM 41

Imagem ilustrativa Um motociclista ficou ferido após sofrer um acidente na manhã desta segunda-feira (28), em Nestor Gomes (KM 41), na zona rural de São...

Jovem que voltava de rave em Guarapari com amigos causa acidente em Viana e acaba detido

Um jovem de 22 anos acabou detido depois...

Advogada é detida durante operação contra o tráfico de drogas no Espírito Santo

A Polícia Civil iniciou uma operação na manhã...

Governo Federal supera marca de 300 milhões de pagamentos do Auxílio Emergencial

Os pagamentos somam investimento de R$ 207,9 bilhões disponibilizados pelo Governo Federal Foto: Agência Brasil A Caixa Econômica Federal alcançou, nesta sexta-feira (25), a marca...