Mais de 13 mil brasileiros já voltaram ao País com a ajuda do Itamaraty

Mais de 13 mil brasileiros já retornaram ao Brasil com a ajuda do Itamaraty

Na Índia, o Itamaraty embarcou 121 brasileiros e 6 familiares estrangeiros
– Foto:
MRE

O Itamaraty informou nesta quarta-feira (15) que já ajudou no retorno de mais de 13 mil brasileiros que estavam no exterior impedidos de voltar ao Brasil devido a medidas de restrição à circulação e cancelamentos de voos de companhias aéreas causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A ajuda está sendo feita por meio de suas embaixadas e consulados.

As medidas incluem viabilizar embarques e colocar brasileiros em voos comerciais organizados por outros países, liberação de vistos emergenciais para os cidadãos que estão em locais com essa exigência e deslocamento em regiões com restrições de trânsito. 

Confira as últimas ações:

Na terça-feira (14), o Itamaraty, por meio do consulado em Mumbai, na Índia, embarcou 121 brasileiros e seis familiares estrangeiros em voo de repatriação humanitário. O voo também transportou sete uruguaios em caráter humanitário. Além disso, por meio da Embaixada em Délhi, embarcou 207 brasileiros e dez familiares estrangeiros em voo de repatriação humanitário. Os brasileiros encontravam-se espalhados por 35 localidades indianas e no Nepal. 

Na Argentina, o consulado em Mendoza embarcou 11 brasileiros em ônibus contratado. Após percorrerem quase dois mil quilômetros, com paradas em São Luiz e San Juan para recolher outros brasileiros, o grupo chegou a Uruguaiana no dia 11 de abril. Um diplomata acompanhou o grupo até o destino final.

Veja o histórico de ações do Itamaraty 

Auxílio consular

O Ministério das Relações Exteriores organizou em Brasília (DF) o Grupo Consular de Crise (G-Con), que funciona de forma integrada com as embaixadas e consulados. O grupo tem cinco equipes organizadas por área geográfica, formadas por servidores em Brasília e nos postos. 

O MRE também disponibilizou um formulário emergencial de auxílio consular para os brasileiros no exterior que estão sendo afetados pela crise do novo coronavírus.

O Itamaraty tem enviado alertas por meio dos perfis da embaixada ou consulado de cada região, além de informar pelo portal consular. Lá, é possível encontrar informações sobre medidas de restrição de circulação determinadas pelo governo local, voos de volta ao Brasil, medidas de apoio aos brasileiros e contatos dos agentes consulares.

Acesse os perfis de mídias sociais dos consulados e embaixadas.

Com informações do Itamaraty

Leia mais

RS: Secretaria da Agricultura publica medidas para controle do surto de gafanhotos no estado

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Rio Grande do Sul publicou, na última semana, no Diário Oficial do Estado, uma...

Comércio deve ser reaberto na Grande Vitória, a partir de 4 de maio, afirma Casagrande

O governador Renato Casagrande fez um pronunciamento na...

Leia também