Mais de 13 mil brasileiros já voltaram ao País com a ajuda do Itamaraty

Mais de 13 mil brasileiros já retornaram ao Brasil com a ajuda do Itamaraty

Na Índia, o Itamaraty embarcou 121 brasileiros e 6 familiares estrangeiros
– Foto:
MRE

O Itamaraty informou nesta quarta-feira (15) que já ajudou no retorno de mais de 13 mil brasileiros que estavam no exterior impedidos de voltar ao Brasil devido a medidas de restrição à circulação e cancelamentos de voos de companhias aéreas causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A ajuda está sendo feita por meio de suas embaixadas e consulados.

As medidas incluem viabilizar embarques e colocar brasileiros em voos comerciais organizados por outros países, liberação de vistos emergenciais para os cidadãos que estão em locais com essa exigência e deslocamento em regiões com restrições de trânsito. 

Confira as últimas ações:

Na terça-feira (14), o Itamaraty, por meio do consulado em Mumbai, na Índia, embarcou 121 brasileiros e seis familiares estrangeiros em voo de repatriação humanitário. O voo também transportou sete uruguaios em caráter humanitário. Além disso, por meio da Embaixada em Délhi, embarcou 207 brasileiros e dez familiares estrangeiros em voo de repatriação humanitário. Os brasileiros encontravam-se espalhados por 35 localidades indianas e no Nepal. 

Na Argentina, o consulado em Mendoza embarcou 11 brasileiros em ônibus contratado. Após percorrerem quase dois mil quilômetros, com paradas em São Luiz e San Juan para recolher outros brasileiros, o grupo chegou a Uruguaiana no dia 11 de abril. Um diplomata acompanhou o grupo até o destino final.

Veja o histórico de ações do Itamaraty 

Auxílio consular

O Ministério das Relações Exteriores organizou em Brasília (DF) o Grupo Consular de Crise (G-Con), que funciona de forma integrada com as embaixadas e consulados. O grupo tem cinco equipes organizadas por área geográfica, formadas por servidores em Brasília e nos postos. 

O MRE também disponibilizou um formulário emergencial de auxílio consular para os brasileiros no exterior que estão sendo afetados pela crise do novo coronavírus.

O Itamaraty tem enviado alertas por meio dos perfis da embaixada ou consulado de cada região, além de informar pelo portal consular. Lá, é possível encontrar informações sobre medidas de restrição de circulação determinadas pelo governo local, voos de volta ao Brasil, medidas de apoio aos brasileiros e contatos dos agentes consulares.

Acesse os perfis de mídias sociais dos consulados e embaixadas.

Com informações do Itamaraty

Leia mais

Governo afirma que Casagrande e primeira-dama não usaram cloroquina

O governo do Estado informou, por meio da...

Himaba duplica capacidade de esterilização de materiais cirúrgicos

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, acaba de...

Justiça orienta consumidores sobre contratos de transporte escolar

Justiça orienta consumidores sobre contratos de transporte escolar – Foto: Banco de...

Leia também

ES: instrutor de tiros morre após disparo acidental contra o próprio peito no dia do aniversário

Um instrutor de tiros de 29 anos morreu na noite desta segunda-feira (13) após disparar acidentalmente contra ele mesmo. No momento do acidente, o instrutor...

Secretaria de Saúde amplia critérios de testagem em massa no Espírito Santo

A Secretaria da Saúde publicou, na tarde desta segunda-feira (13), a Nota Técnica COVID-19 Nº53/2020, que atualiza as definições de casos e critérios para...

Advogada capixaba afirma ter sido presa e agredida por policiais em delegacia

Caso teve início quando a profissional foi à delegacia em Vitória para atender um cliente preso em uma operação da PM. Para representante da...

Guidoni divulga nota sobre acidente que matou Jeeam Caseli na pedreira de Barra de São Francisco

O Grupo Guidoni divulgou uma nota sobre o acidente que provocou a morte de um funcionário e deixou outros dois ferido na pedreira de...