Maestro da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo é denunciado por assédio moral e sexual

Denúncias de assédio moral e sexual atingiram o maestro adjunto da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, Leonardo David, e estão sendo investigadas pelo Ministério Público do estado (MPES). A exoneração dele da função foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (11).

O maestro, em nota, negou que tenha cometido os crimes e que tenha faltado com respeito aos músicos.

A Secretaria de Estado de Cultura informou que abriu um processo administrativo interno para apurar as denúncias de assédio moral.

Leonardo David também regia a Orquestra Camerata Sesi, mas foi demitido do cargo pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) no dia 18 de agosto.

Maestro Leonardo David é acusado de assédio por músicos

Relatos

Um músico, que não quis ser identificado, relatou ter visto várias situações de assédio por parte do maestro.

“São vários episódios de agressões verbais, de assédio moral direcionado aos músicos. Como desqualificar o trabalho do músico, criticar pelas roupas, pelo modo de se portar”, enumerou.

Os relatos começaram a aparecer na internet após uma live em que um músico, que mora fora do Espírito Santo, comentou que um relato do maestro teria sido racista.

A reportagem da Rede Gazeta teve acesso a quatro de oito denúncias encaminhadas ao MPES.

“Nós vimos todos os dias no trabalho durante anos os assédios sexuais, assédios morais, agressão verbal, xenofobia, homofobia, racismo, etc. Me humilhou na frente dos colegas inúmeras vezes. Mexe com as mulheres dos músicos e com as musicistas e não pode falar nada, se não sofre retalhação”, contou uma pessoa.

“Vários músicos humilhados durante os ensaios, ele persegue as pessoas, ameaça de não contratar mais quem fala dele ou quem discorda dele”, disse um músico.

A advogada Renata Nunes, que representa um grupo de 20 músicos que denunciam o maestro, detalhou mais alguns relatos dos músicos.

“De assédio sexual, temos relatos de mulheres que foram tocadas. Temos relatos de um beijo roubado sem a permissão. Sempre a narrativa de que as pessoas eram incompetentes, muito ríspidas, feitas na frente de qualquer um”, explicou.

Outro lado

O maestro Leonardo David preferiu se pronunciar por nota. Ele disse que é inocente, que jamais faltou com o respeito a ninguém e sempre conduziu as orquestras de forma rígida, mas com respeito a todos.

Na nota, o maestro ainda esclarece que, até agora, teve conhecimento das denúncias apenas por reportagens e que confia nos órgãos de apuração. Leonardo David foi exonerado do cargo de maestro, mas continua como músico concursado do Governo do Estado.

Além de Leonardo David, o MPES está investigando denúncias contra o maestro titular da Orquestra Sinfônica do estado, Helder Trefzger. Ele disse que está surpreso com os fatos. Disse ainda que não compactua com nenhum tipo de assédio e espera que tudo seja apurado devidamente.

 

Leia mais

Ex-governador Vitor Buaiz sofre infarto e é hospitalizado

O ex-governador do Espírito Santo Vitor Buaiz foi hospitalizado nesta quarta-feira (2) após sofrer um infarto em Venda Nova do Imigrante, Região Serrana do...

Botafogo mete 6 na Cabofriense e disputa vaga na semifinal da Taça Rio na quarta

Com oito dias de treinamento e escalação improvisada graças à condição física de alguns jogadores do elenco, o Botafogo não sentiu falta do ritmo...

Com mais nove testes positivos, São Mateus chega a 92 casos confirmados de coronavírus

A Secretaria de Saúde de São Mateus confirmou mais 9 casos de contaminação por coronavírus nesta sexta-feira (15). O Município já tem 482 casos notificados...

Leia também

Casagrande estabelece regras para retorno de eventos sociais e esportivos no Espírito Santo

O Governo do Estado do Espírito Santo divulgou, em edição extra do Diário Oficial publicada neste sábado (19), as regras para a realização de...

Espírito Santo chega a 3.422 mortes e 113.819 curados com 124.291 casos confirmados de Covid-19

  O Espírito Santo registrou, até este domingo (20), 3.422 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 124.291. O índice de letalidade...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Norte do país terá tempo predominantemente chuvoso, nesta segunda-feira (21)

Ao longo dos próximos dias, aos poucos a chuva começa a se tornar mais expressiva e volumosa na região Norte do Brasil. O acumulado...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Interior do Nordeste segue sem condições favoráveis para chuva, nesta segunda (21)

A previsão do tempo para esta segunda-feira (21) no Nordeste brasileiro aponta que ainda não há condições para o retorno de chuva no interior...