Era o final da segunda gestação da auxiliar administrativo Milena Caetano Andrade, de 23 anos. 30 de março era a data prevista para que o Lucas Gabriel viesse ao mundo. Mas, na maternidade, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, ela soube que ainda não era a hora. A reportagem é de Álvaro Guaresqui, g1 ES
“A médica viu que eu estava com três centímetros de dilatação, mas eu não estava sentindo nada. Aí ela falou que por esses dias eu entraria em trabalho de parto e me mandaram embora. Passei o dia normal. Quando deu umas sete da noite, comecei a sentir contrações”, contou Milena.
Era o Lucas Gabriel avisando que não adiaria a chegada em nem mais um dia. Em pouco tempo a intensidade das contrações aumentaram e o intervalo entre elas diminuíram. Milena decidiu voltar ao hospital, mas antes resolveu tomar um banho.
Por causa da força das contrações, Milena precisou sentar em uma cadeira para terminar o banho. Abriu a ducha quente para tentar relaxar. Mas o Lucas Gabriel estava com pressa e não queria esperar.
“Eu dei um grito forte. A bolsa rompeu. Minha mãe ouviu o barulho e chamou a minha tia. Quando minha tia chegou, a cabeça do bebê já estava saindo. Só deu tempo da gente segurar mesmo. Eu deitei no chão, minha tia segurando o neném, minha mãe pegou manta para enrolar ele e deixar bem quentinho e foi ligando paro o Samu”, disse.

Lucas Gabriel, filho de Milena Caetano, nasceu dentro de banheiro — Foto: Milena Caetano Andrade/Arquivo pessoal
A cena parecia déjà vu, mas era real. Isso porque dois anos antes, quando foi mãe pela primeira vez, o parto de Milena também precisou ser feito no banheiro, só que no banheiro do hospital.
A primogênita, Maria Alice, chegou antes da hora, nasceu prematura, e também deu um susto na mãe, que estava na praia quando a bolsa rompeu.

Anna Alice, filha de Milena, que também nasceu no banheiro — Foto: Milena Caetano Andrade/Arquivo pessoal
Apesar de já ter tido a experiência de dar à luz por parto natural, Milena esperava que Lucas Gabriel viesse ao mundo por uma cirurgia cesárea. Não foi o que aconteceu.
“Só passou pela minha mente: ‘de novo?! Eu vou ganhar meu segundo filho no banheiro de novo?!’ Pelo medo de sentir dor eu pensava em cesariana! Mas não tem coisa melhor que parto normal”, falou Milena.
Depois do parto inusitado, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegaram no local e fizeram o atendimento de mãe e filho. Os dois passam bem e enquanto Milena já acha graça relembrando o episódio, Lucas Gabriel ainda nem sabe a boa história que terá para contar sobre a sua chega a essa vida.
“Na hora a gente não pensa muito, mas agora dá até graça!”, disse Milena.

Lucas Gabriel e Milena Caetano depois do parto dentro do banheiro — Foto: Milena Caetano Andrade/Arquivo pessoal