Loja Universo Orgânico é inaugurada em Nova Venécia

A Loja Universo Orgânico, da Associação Veneciana de Agroecologia, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (07), no Hortomercado Municipal, seguindo protocolos de segurança. A informação é da Rede Notícia.

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretária Municipal de Agricultura, Banco do Nordeste, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão.

A unidade de comercialização de produtos da agricultura familiar funcionará das 07h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, e no sábado das 7h30 ao meio dia. “Agradecemos a presença de todos que colaboram pra fazer ainda mais forte nossa economia, a agricultura familiar e orgânica. É importante destacar que nossa produção não abastece só a loja, mas, também, nossa mesa e a Compra Direta de Alimentos (CDA), para os programas sociais e merenda escolar. Sentimos muito orgulho desse trabalho que leva saúde e qualidade para a mesa das pessoas”, disse o presidente da Associação, Primo Dalmásio.

A inauguração contou com momento de oração, visita à loja e degustação de produtos. Participaram da solenidade o secretário de Agricultura, Bruno Bastianello; o chefe do escritório do Incaper, Moises Marré; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão, Wasley Darós Cesconeto; a agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, Sonia Lúcia; policiais militares, servidores municipais e produtores da agricultura familiar e orgânica.

Universo Orgânico

Fundada em 2004, a Associação Veneciana de Agroecologia “Universo Orgânico” surgiu da necessidade de um grupo de produtores de orgânicos se organizarem. Atualmente, são 25 associados que cultivam, de forma orgânica, os mais variados produtos.

Nova Venécia é o segundo maior produtor de orgânicos do Espírito Santo. A lista de itens produzidos inclui: hortaliças diversas, frutíferas, queijos, café, cereais com destaque para arroz, milho, feijão, entre outros, com o resgate e preservação de espécies crioulas. Inclusive, na produção de café conilon orgânico, é o município é o maior produtor do Estado. Só em 2020, foram cerca de 400 toneladas produzidas e comercializadas.


Leia mais

Leia também