Liverpool campeão pode fazer Inglaterra ter dois campeonatos de 100 pontos

Jurgen Klopp mudou a cara do futebol inglês, com seu estilo rock’n roll, como o batiza, com a marcação por pressão mais agressiva do planeta. “É a única equipe do planeta que pressiona com três homens”, explicou Jorge Jesus na semana da decisão do Mundial de Clubes, em Doha, em dezembro. Ele quer dizer que o Liverpool sobe seus homens de meio-de-campo, mas os três atacantes, Salah, Mané e Firmino agridem o portador da bola ou o receptor do passe. “Nenhum outro faz isso, nem Guardiola”, explicou Jesus.

Mas foi Pep Guardiola quem subiu o patamar de pontos do campeão da Espanha. Em 2010, sua segunda temporada no Barcelona, chegou a incríveis 99 pontos. O Real Madrid bateu seu recorde, com 96, mas demitiu o chileno Manuel Pellegrini, por ter sido vice-campeão. Só em 2012, a liga espanhola chegou aos espantosos 100 pontos, anotados pelo Real Madrid de José Mourinho. Também quebrou o recorde de gols, 121 em 38 jogos.

Como revanche, no ano seguinte o Barça alcançou os 100 pontos, mas Guardiola estava em seu ano sabático. Coube a Tito Villanova a missão de treinar o campeão centenário. Pep se foi para o Bayern, Mourinho voltou para o Chelsea, houve mudança na distribuição do dinheiro de televisão e o desequilíbrio diminuiu. O Barcelona foi bicampeão na temporada passada com 87 pontos.

No tempo das ligas dos 100 pontos, a Premier League estacionava nos 89, pontuação do Manchester City, campeão de 2012, e do Manchester United, vencedor de 2013. Bastou Guardiola mudar-se para o City e Klopp desembarcar em Liverpool, para a situação mudar. Em sua primeira temporada, Pep viu o Chelsea de Antonio Conte vencer com 93 pontos e terminou em terceiro com 78.

Na segunda, o Manchester City alcançou os 100 pontos. Fez 98 no ano passado e agora vê o Liverpool com 86 pontos e mais 21 para disputar. Klopp pode chegar a incríveis 107, mas a lógica é que alcance os 100 pontos. Como na Espanha, Pep ajudou a aumentar o desequilíbrio. Também como aconteceu em seu país de origem, vê o técnico rival ameaçar a pontuação que definiu como meta.

Leia mais

Cobradores do Sistema Transcol seguem afastados por mais 60 dias

De acordo com sindicato, acordo trabalhista está sendo cumprido tanto pelas empresas quanto pelo Estado. Afastamento acontece como medida de segurança contra a Covid-19.

Brasil atinge a menor média de mortes por Covid-19 desde o dia 2 de junho

Laboratório da Fiocruz, onde são feitos testes envolvendo a Covid-19 (Foto: Itamar Crispim/Fiocruz/Divulgação) O Brasil atingiu nesta terça-feira, dia 25, a menor taxa de mortes...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste do país tem tempo predominantemente quente e seco, nesta sexta-feira (14)

O tempo quente, seco e com baixa umidade do ar predomina sobre a maior parte da região Centro-Oeste do país nesta sexta-feira (14), especialmente...

Clientes e funcionários foram feitos reféns em assalto a Agência dos Correios de Águia Branca

Quatro indivíduos armados invadiram a Agência dos Correios...

Leia também

Sancionada lei que aumenta punição para maus-tratos de animais

A prática de abuso e maus tratos a animais será punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e...

Auxílio Emergencial extensão: publicado calendário de pagamento

As parcelas têm o valor de R$ 300 ou R$ 600 para os casos de mães que são chefes de família Foto: Agência Brasil A...

Ministério da Educação publica edital do Fies para vagas remanescentes

Os candidatos deverão se inscrever, exclusivamente, pela página do Fies Foto: Agência Brasil O Ministério da Educação publicou nesta terça-feira (29) o edital referente as...

Reforma tributária tem debate adiado e segue sem previsão de aprovação pelo Congresso

Marcada para essa segunda-feira (28), a reunião que ouviria os formuladores técnicos das propostas que tratam de uma reforma tributária foi cancelada. Ainda não...