Líderes do G20 se reúnem neste fim de semana

Líderes do G20 se reúnem neste fim de semana

No ano passado, o G20 ocorreu em Osaka, no Japão, nos dias 28 e 29 de junho Foto: PR

Em meio ao enfrentamento mundial contra a Covid-19, o Brasil participa, neste sábado (21) e domingo (22), de reunião do G20, grupo das maiores economias do mundo. O encontro ocorrerá de forma virtual, organizado pela Arábia Saudita, que está na presidência rotativa do grupo.

O tema deste ano é: “Percebendo as oportunidades do século 21 para todos”. A Cúpula dos Líderes do G20 se concentrará na restauração do crescimento e na proteção contra a Covid-19, de acordo com comunicado da presidência saudita do G20, divulgado no fim de setembro.

As discussões sobre os impactos da Covid-19 foram tema constante nas reuniões que ocorreram ao longo do ano com representantes dos países do G20 e tiveram a participação ativa do Brasil. No fim de março, os líderes dos governos, entre eles o Presidente Jair Bolsonaro, participaram de uma videoconferência para discutir as ações para atenuar os impactos sociais e econômicos da doença.

Retomada da economia mundial

Em abril, foi a vez dos ministros da saúde do G20 discutirem ações para o fortalecimento das redes de atenção à saúde para uma resposta coordenada à doença e o apoio aos países com sistemas mais fracos para minimizar a perda de vidas.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou, em julho, da Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20 para debater medidas para a retomada da economia mundial e também analisar os resultados das ações adotadas como resposta coletiva aos efeitos sanitários, econômico-financeiros e sociais da Covid-19.

Encontro de 2019

No ano passado, o G20 ocorreu em Osaka, no Japão, nos dias 28 e 29 de junho. Na ocasião, o Presidente Jair Bolsonaro teve encontros privados com líderes como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; da França, Emmanuel Macron; e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel.

O documento final do encontro de 2019 tratou do incentivo a um crescimento global robusto e com combate às desigualdades. Reafirmou o compromisso dos países em fortalecer ainda mais a rede de segurança financeira global e citou o empenho na prevenção e luta contra a corrupção.

Ainda reforçou o compromisso com a preservação do meio ambiente para alcançar um crescimento econômico sustentável e inclusivo.

O que é o G20?

Criado originalmente em 1999, o G20 reunia ministros de finanças e presidentes de bancos centrais para discussões sobre questões macrofinanceiras. Em meio à crise financeira global de 2008, o encontro incluiu os líderes dos países membros.

A primeira reunião de líderes do G20 ocorreu em novembro de 2008, em Washington, nos Estados Unidos. Consequentemente, a agenda de discussões se expandiu para além das questões macrofinanceiras, incluindo temas socioeconômicos e de desenvolvimento.

A presidência do G20 é rotativa entre os países membros a cada ano. A presidência desempenha um papel de liderança no estabelecimento da agenda e da reunião de cúpula de líderes, na qual comparecem os chefes de estado e de governo. Na cúpula, os líderes subscrevem uma declaração ou comunicado, baseada nas discussões políticas ocorridas durante o ano.

Países membros

Juntos, os integrantes do G20 representam cerca de 80% da produção econômica mundial, dois terços da população global e três quartos do comércio internacional.

Os integrantes do G20 são a Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, República da Coreia, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos e União Europeia. Ao longo do ano, representantes dos países se reúnem para discutir questões financeiras e socioeconômicas.

Líderes do G20 se reúnem neste fim de semana apareceu primeiro em Voz da Barra.

Leia mais

Francisquenses se envolvem em acidente que deixou três mortos na BR-101

Três pessoas morreram em um acidente envolvendo duas carretas e um carro na BR-101. A tragédia aconteceu às 13h30min na altura do quilômetro 208,...

QUEM OUVIU FALAR DO HANS KELSEN?

O cara da história não sou eu. Todo estudante de direito já ouviu falar de Hans Kelsen e sua teoria pura do direito. Nada neste...

Polícia Civil do Espírito Santo prende suspeito de vender dinheiro falso pela internet

Homem de 29 anos foi encontrado com sete notas falsas de R$ 100, que ele confessou ter recebido pelos Correios. 1 de 1 Homem de 29...

Empresários avaliam novos formatos para eventos no Espírito Santo

Desde o final de julho, o governo do Estado tem autorizado a realização de apresentações no modelo drive-in, mas outros formatos estão em discussão   Desde...

Leia também

Capixaba Lincoln supera câncer e embarca para compor a seleção de futebol de areia em mundial

O jogador de 35 anos teve câncer no rim e se recuperou. Agora, ele se prepara para o Mundial de Futebol de Areia, que...

Andarilho suspeito de roubar e matar homem às margens da BR-101 é preso no Espírito Santo

Homem foi preso na tarde desta terça-feira (1º), menos de 12 horas após o crime. Essa foi a primeira morte violenta registrada em João...

Prefeito eleito de Vila Pavão, Bolinha participa de reunião na Secretaria de Agricultura do Estado

O prefeito eleito de Vila Pavão, Noroeste do Estado, Bolinha (PSB) e o vice Tuíla, participaram na manhã desta quarta-feira (2) de reunião com...