Leitos para Covid-19 poderão ser direcionados a outras doenças a partir de agosto, prevê secretário no Espírito Santo

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (20), Nésio Fernandes disse que a taxa de ocupação está se estabilizando.

Por Any Cometti e Naiara Arpini, G1 ES

Com o início de uma estabilização na taxa de ocupação dos leitos nos hospitais do Espírito Santo, o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, acredita que as vagas que hoje são destinadas exclusivamente aos pacientes com coronavírus poderão ser redirecionadas para o tratamento de outras doenças em breve.

A previsão foi feita durante uma coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (20). De acordo com Nésio, o Estado desacelerou o processo de compra de leitos em hospitais privados.

“Esta semana consolidados a estabilização e a queda da ocupação hospitalar. É possível que no mês de agosto orientemos que grande parte dos leitos que ainda serão inaugurados e os que ainda estão dedicados à Covid possam ser revertidos para pacientes com outras condições de saúde. Não estamos realizando compra de leitos de iniciativa privada há algumas semanas”, disse.

Nesta segunda-feira (20), 75,32% dos leitos de UTI destinados a pacientes em tratamento contra o coronavírus estão ocupados no Espírito Santo.

Ao todo, o estado tem 769 leitos de enfermaria e 705 de UTI para a Covid-19. O número compreende as vagas nos hospitais públicos, filantrópicos e contratadas de hospitais privados.

No detalhamento por região de saúde, nenhuma das regiões (Norte, Central, Metropolitana e Sul) tem taxa de ocupação de UTI maior que 80%.

No sábado (18), o governador Renato Casagrande (PSB) disse que a queda nesse índice foi um dos fatores importantes para que alguns municípios da Grande Vitória passassem de risco alto para moderado, possibilitando a abertura do comércio de segunda a sexta-feira, sem alternância de dias.

Até esta segunda, o Espírito Santo tem mais de 70 mil casos de coronavírus e 2.222 óbitos causados pela doença. O índice de letalidade está em 3,15%.

 

Leia mais

Alunos de Ibitirama fazem doações para Apae

Fraldas, produtos de higiene pessoal e outros itens foram doados, nessa terça-feira (10), por alunos da...

Médicos-veterinários do Idaf são capacitados para uso de sistema de vigilância

Os médicos-veterinários do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) que atuam na...

Governo do Espírito Santo realiza leilão on-line com veículos a partir de R$ 900

Os interessados na compra de veículos ou sucatas com preços acessíveis ainda podem participar do leilão...

Leia também

ES: Tribunal Regional Eleitoral fará audiência pública entre candidatos a prefeito de Vitória para combater fake news

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Espírito Santo fará uma audiência pública online entre candidatos a prefeito de Vitória para combater fake news. O...

Decreto flexibiliza acesso a transporte coletivo, parques e clubes em Rondônia

Dando sinais de estabilidade da disseminação da Covid-19, o Governo de Rondônia vai flexibilizar, por meio do Decreto 25.412, de 17 de setembro de...

Motociclista fica ferido em acidente no KM 41

Imagem ilustrativa Um motociclista ficou ferido após sofrer um acidente na manhã desta segunda-feira (28), em Nestor Gomes (KM 41), na zona rural de São...

INDICADORES: Segunda-feira (28) registra alta no boi gordo

A cotação da arroba do boi gordo começou a semana (28) com alta de 1,23% no preço e o produto é negociado a R$...