Lançada chamada pública para laboratórios que integrarão o Sistema Nacional de Fotônica

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançaram Chamada Pública com o objetivo de selecionar e apoiar laboratórios que integrarão o Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton-MCTI), cujo foco está na promoção da inovação na indústria brasileira e no desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social.

Serão selecionados até 11 laboratórios, sendo um deles um laboratório integrador. A data de início de submissão das propostas será a partir desta terça-feira, dia 23 de março de 2021.

O Sisfóton-MCTI é uma das principais ações estratégicas e estruturantes da Iniciativa Brasileira de Fotônica (IBFóton). Tem entre os objetivos promover o avanço científico, tecnológico, inovador e empreendedor da área de fotônica no país, alinhado com os desafios nacionais para a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I); estimular parcerias entre as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e o setor privado, visando ao desenvolvimento tecnológico, à inovação, ao empreendedorismo, ao adensamento das cadeias produtivas e ao aumento da competitividade nacional na área de fotônica; e contribuir para a universalização do acesso à infraestrutura avançada na área de Fotônica, em especial para as comunidades científica, tecnológica e empreendedora e para o setor privado do país.

Os recursos previstos inicialmente para a Chamada serão no valor global de R$ 5 milhões de 2021 e 2023.

Acesse a Chamada Pública

 

 

Leia mais

Leia também