Lançada campanha de Natal para atender crianças e idosos

Lançada campanha de Natal para atender crianças e idosos

Presidente da República, Jair Bolsonaro acompanhado da Primeira-dama, Michelle Bolsonaro durante entrega das placas de premiação às Primeiras-damas que se destacaram no projeto Amigos da Pátria. Foto: Isac Nóbrega/PR

Crianças e idosos serão beneficiados pela campanha Natal Voluntário lançada nesta segunda-feira (09) no Palácio do Planalto. As doações poderão ser feitas até 10 de dezembro e tem como meta beneficiar 10 mil crianças e 8 mil idosos de todo o país.

Os brinquedos novos ou usados serão arrecadados em pontos de coleta. Já os interessados em apoiar com recursos, devem acessar a plataforma do Pátria Voluntária (patriavoluntaria.org). Também estão sendo firmados acordos com empresas privadas para apoiar as ações. 

“O portal do Pátria Voluntária será a ponte entre aqueles que querem ajudar e as instituições de acolhimento. Conto com a ajuda de cada um de vocês para tornar o Natal dessas crianças e idosos mais acolhedor”, disse a presidente do Conselho do programa Pátria Voluntária, Michele Bolsonaro, ao lançar a campanha. 

O evento contou com a participação do Presidente Jair Bolsonaro. 

Aliança pelo Voluntariado

E durante cerimônia no Palácio do Planalto foi apresentada a “Aliança pelo Voluntariado”. Foram convidados para participar cônjuges de pessoas públicas como ministros e ministras; governadores e governadora; e embaixadores e embaixadoras, além de representantes de organismos internacionais que atuam no Brasil. 

A iniciativa busca estimular a cultura do voluntariado no Brasil e ampliar o alcance de ações em prol dos mais vulneráveis. “Acreditamos que, unindo esforços, chegaremos mais longe, alcançaremos mais e melhores resultados e multiplicaremos de forma exponencial a cultura do voluntariado no país por meio de ações cívicas, de desenvolvimento sustentável, ações culturais, educacionais, científicas, recreativas e assistência de promoção e defesa dos direitos humanos e dos animais”, disse a secretária executiva do Programa Pátria Voluntária, Adriana Pinheiro. 

Pátria Voluntária

O Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, conhecido como Pátria Voluntária, tem o objetivo de fomentar a prática do voluntariado como um ato de humanidade, cidadania e amor ao próximo; e estimular o crescimento do terceiro setor, contribuindo para a transformação do Brasil em um país mais justo e solidário. O Pátria Voluntária completou um ano em julho de 2020 e já são mais de 650 instituições cadastradas que reúnem cerca de 15 mil voluntários.

Amigos do Pátria Voluntária

Também nesta segunda-feira, foi realizada, no Palácio do Planalto, a premiação dos Amigos do Pátria Voluntária, uma iniciativa instituída pelo Governo Federal por meio de decreto publicado em 2019. A ação tem como objetivo prestigiar quem contribui com o voluntariado no país.

 Receberam o prêmio (placas comemorativas) voluntários, entidades e primeiras damas estaduais.

“Essa premiação é um pequeno reconhecimento pelo lindo trabalho que fazem”, disse a primeira dama, Michelle Bolsonaro.

Foram agraciadas as seguintes instituições: Grupo Dorcas Adfloripa (SC); Instituto do Carinho (DF), Pequeno Cotolengo do Paraná (PR), Liga Paranaense de Combate ao Câncer (PR) e Hospital do Trabalhador do Paraná (PR).

Leia mais

Leia também