Laboratório Regional Norte de Saúde Pública recebe equipamento para exames rápidos de HIV e hepatite C

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI/MS), disponibilizou ao Laboratório Regional Norte de Saúde Pública (Laren), pertencente à Superintendência Regional de Saúde de São Mateus, um equipamento para realização dos exames de carga viral rápida de HIV e HCV.

Trata-se do GeneXpert (Cepheid®), que realiza ensaios in vitro utilizando a Transcrição Reversa/Reação em Cadeia da Polimerase (RT-PCR) para detecção e quantificação viral, que permite a realização de exames de carga viral do HIV e do HCV (para detectar a Hepatite C) ao mesmo tempo.

Os sistemas de instrumentos GeneXpert automatizam e integram a preparação de amostras, a extração e amplificação de ácidos nucléicos em um único cartucho, o que torna o processo rápido, com a liberação do resultado em até 1h45.

O biólogo que atua no Laren, Guilherme Bicalho Nogueira, explicou que a Cepheid® ofereceu uma capacitação teórico-prática de três dias abrangendo aspectos relacionados à utilização e manutenção do aparelho GeneXpert, o preparo das amostras e a interpretação dos resultados. “Em dezembro de 2019 iniciamos as análises, e desde então, realizamos sete exames de HCV e 32 de HIV”, disse o profissional.

Já a farmacêutica bioquímica do laboratório, Pollyanna Castro e Silva Dias, destacou que a descentralização deste serviço representa um grande avanço para a região. “Isso reorganiza o fluxo dos exames de carga viral, até então realizados apenas no Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES), em Vitória, oferecendo acesso mais próximo aos cidadãos”, disse.

Para o chefe do Núcleo de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de São Mateus, Leonardo Costa Barbosa, a realização desses exames pelo Laren permite aos municípios maior flexibilidade no agendamento dos pacientes para a coleta do sangue, visto que o laboratório recebe as amostras de segunda a sexta-feira, emitindo o resultado no mesmo dia, agilizando assim a marcação da consulta.

O Laren atende os 14 municípios da região norte de Saúde do Espírito Santo: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria da Saúde (Sesa), Sandra Fagundes Moreira da Silva, a descentralização desse serviço representa um avanço para a região, uma vez que reorganiza o fluxo dos exames de carga viral, que até então eram realizados apenas no Lacen, em Vitória. “A instalação deste equipamento de carga viral rápida na região norte foi um importante passo para a Sesa, de grande importância para a descentralização destes exames, e melhor atender aos pacientes vivendo com HIV e HCV da região Norte do Estado. Com isto melhorando a qualidade da assistência, uma vez que os exames têm resultados com maior rapidez e realizados localmente, sem necessidade de amostras serem enviadas para a capital, percorrendo mais de 200 quilômetros”, destacou.

Suporte

Neste período de pandemia da Covid-19, o Laren, além de atender os municípios da região norte, tem apoiado o Lacen na realização dos exames de carga viral de HIV e HCV para os outros 64 municípios do Estado.

Leia mais

PSD confirma Elias Dal’Col como candidato à reeleição em Ecoporanga

O PSD de Ecoporanga realizou na noite de sábado, 05 de agosto, na quadra da Escola Viva de Ecoporanga, a convenção partidária que homologou...

Norte do ES: catadora encontra R$ 500 no lixo e devolve aos donos

Gesto ganhou repercussão na cidade de Mucurici, no Espírito Santo. Quantia encontrada pela catadora representa quase um terço do salário dela. Por Naiara Arpini, G1...

Esperancense no Profissão Repórter, da Rede Globo

» Sara Pavani atua no Profissão Repórter há três anos ...

Alagoinhas (BA) agora faz parte do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

A cidade de Alagoinhas (BA) se uniu a outros 7 municípios da Bahia no combate às desigualdades raciais. A cidade agora faz parte do...

Leia também

PL em tramitação na Câmara exige registro no Siafi de todas as transferências da União a estados e municípios

Em tramitação no Congresso Nacional, o Projeto de Lei 4171/20 estabelece a obrigatoriedade de registro no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do governo federal,...

Goleiro veneciano acerta com o Bahia

O Bahia anunciou nesta terça-feira (22), a contratação do goleiro veneciano, Vinícius Fávero Taquini, de 18 anos. O contrato inicial é de formação e...

Criminosos assaltam comércio vestidos de policiais no ES

Três suspeitos de participação no crime foram detidos....

Pescador sobrevive três dias em caixa térmica após naufrágio

Um pescador ficou três dias a deriva dentro...