Justiça do Espírito Santo determina que vídeo antigo de Casagrande em festa junina seja retirado do ar

Imagens foram registradas em 2017, mas publicadas como se fossem atuais. Para o juiz, a publicação apresenta ‘a clara intenção de macular a honra’ de Casagrande.

A Justiça Estadual do Espírito Santo determinou que o Facebook retire do ar a publicação de um vídeo em que o governador Renato Casagrande (PSB) aparece em uma festa junina realizada em 2017. A postagem, feita por um usuário da rede social, sugere que a festa teria acontecido este ano, em meio à pandemia do novo coronavírus, e motivou críticas ao governador.

O vídeo foi publicado na noite de sábado (4) por um perfil denominado “Leaodourado Leão”. Junto às imagens, que mostram Casagrande rindo e participando de uma brincadeira com outras pessoas, o autor escreveu “Olha a aglomeração (…) depois ele disse para as pessoas ficar em casa”.

Publicação ainda está no ar e tem mais de 400 compartilhamentos — Foto: Reprodução/ Facebook

Até esta quinta-feira (9), a publicação continuava no ar e tinha mais de 500 compartilhamentos.

Após esclarecer que o vídeo era antigo, o governador acionou a Justiça para que o conteúdo fosse excluído. Na decisão, o juiz entendeu que a publicação apresenta “a clara intenção de macular a honra” de Casagrande.

Além de determinar a exclusão do post, o juiz deu 10 dias para que o Facebook apresente dados que possam identificar o responsável pela publicação.

Em nota, o Facebook disse que ainda não foi notificado.

O G1 também tentou contato com o perfil por meio de um número de telefone informado na página, mas as ligações não foram completadas.

Festa

De acordo com a assessoria de Renato Casagrande, a festa junina em questão era um evento privado, realizado por amigos dele, na região de Victor Hugo, em Marechal Floriano. Neste ano, por causa da pandemia do coronavírus, o evento não aconteceu.


Leia mais

Leia também