Junho Vermelho: HEUE promove campanha para incentivo à doação de sangue

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), unidade gerenciada pela Pró-Saúde, em Vitória, inicia nesta segunda-feira, 1º de junho, a campanha “Quarentena Solidária – doe sangue, doe vida”. O objetivo é ajudar a abastecer o estoque do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes), que está baixo desde o início do distanciamento social, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). A iniciativa do hospital faz menção também ao movimento Junho Vermelho, que busca conscientizar sobre a importância de doar sangue.

Para estimular o ato de solidariedade, durante a pesquisa de satisfação realizada pelo telefone, o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) do HEUE, tem reforçado a importância da doação. Já o Serviço Social do hospital tem ampliado a divulgação da campanha, durante os atendimentos presenciais e telefônicos. Para despertar atenção dos frequentadores do hospital, um painel com frases de incentivo à doação de sangue será exposto na área de acesso ao refeitório.

O HEUE já possui a sua própria Agência Transfusional, composta por médica hematologista, farmacêutica bioquímica e técnicos de Laboratório. Ela é responsável pelo armazenamento dos hemocomponentes (hemácias, plaquetas, plasmas e crioprecipitados), além de ser encarregada de buscar bolsas de sangue no HEMOES, para a realização de transfusões nos pacientes atendidos na unidade. O hospital é referência em atendimento ao trauma no Espírito Santo e realiza, em média, 400 transfusões de sangue ao mês.

“Os bancos de sangue de todo o Brasil estão sofrendo com a escassez de doadores e houve uma queda significativa dos estoques. A doação é essencial para os hospitais, pois os acidentes de trânsito e doméstico continuam acontecendo, e muitos desses pacientes necessitam de cirurgias com transfusões”, explicou Flaviane Alves da Silva Mattos, responsável pela Agência Transfusional do HEUE.

“Ampliamos o convite para doação de sangue à toda população. A solidariedade é imprescindível nesse momento para garantir a continuidade dos atendimentos nas unidades de saúde”, ressaltou Flaviane Mattos.

“Em atendimentos graves, como a vítimas de acidente automobilístico, o tipo sanguíneo mais utilizado é O-, até que se façam os testes pré-transfusionais, para identificação grupo sanguíneo ABO/Rh, pesquisa de anticorpo irregular e prova de compatibilidade sanguínea do paciente para a realização das transfusões sanguíneas”, completou a responsável pela Agência. Por isso, há uma grande demanda por este tipo específico de sangue.

Onde doar:

O atendimento em todas as unidades é por meio de agendamento. A medida visa a reduzir a circulação de pessoas nos locais para evitar aglomeração, diminuindo a possibilidade de transmissão do novo Coronavírus.

– Hemocentro de Vitória

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe | Telefone: 3636-7920

– Unidade de Coleta de Sangue da Serra

Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva) | Telefone: (27) 3218-9429

– Hemocentro de Linhares

Endereço: Av. João Felipe Calmom, 174-298 – Centro | Telefone: (27) 3264-6000

– Hemocentro de Colatina

Endereço: R. Cassiano Castelo, 276 – Centro | Telefone: (27) 3717-2800

– Hemocentro de São Mateus

Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington | Telefone: (27) 3767-7954

Quem pode doar sangue:

Antes de efetivamente doar sangue, os voluntários passam por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se estão aptos a realizar a doação. Quem tem entre 16 e 69 anos pode se candidatar como voluntário. Para os mais velhos, uma ressalva: só pode doar quem tiver feito a primeira doação até os 60 anos. Já os menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável legal.

O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Caso tenha almoçado, deve aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Neste período de pandemia, pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o novo Coronavírus (Covid-19) podem realizar a doação após 30 dias sem apresentar sintomas. Já as pessoas que estiverem com sintomas gripais não devem comparecer para doação.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa à promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

Leia mais

Delivery e pedidos feitos por telefone para o Dia dos Namorados

» Tia Lilian Eventos com kits personalizados e flores de tirar o fôlego Tia Lilian Eventos –...

Jovens são detidos por tráfico de drogas em Nova Venécia

Imagem ilustrativa Policiais Militares do 2º Batalhão prenderam dois...

Barbearias, salões e clínicas de estética podem funcionar no ES; confira a lista do que abre durante a pandemia

O governo do Espírito Santo divulgou quais estabelecimentos poderão abrir e quais ainda continuarão fechados durante o período de quarentena, por conta da pandemia...

Governo atua em comunidades indígenas em São Gabriel da Cachoeira (AM)

Município de São Gabriel da Cachoeira (AM) abriga a maior população indígena do Brasil –...

Leia também

Secretaria de Saúde amplia critérios de testagem em massa no Espírito Santo

A Secretaria da Saúde publicou, na tarde desta segunda-feira (13), a Nota Técnica COVID-19 Nº53/2020, que atualiza as definições de casos e critérios para...

Advogada capixaba afirma ter sido presa e agredida por policiais em delegacia

Caso teve início quando a profissional foi à delegacia em Vitória para atender um cliente preso em uma operação da PM. Para representante da...

Guidoni divulga nota sobre acidente que matou Jeeam Caseli na pedreira de Barra de São Francisco

O Grupo Guidoni divulgou uma nota sobre o acidente que provocou a morte de um funcionário e deixou outros dois ferido na pedreira de...

Funcionário que sobreviveu a explosão na pedreira Guidoni teve queimaduras em 18% do corpo

Uma explosão em uma pedreira da empresa Guidoni deixou uma pessoa morta e outras duas feridas em Barra de São Francisco nesta segunda-feira (13). As...