Junho Verde: Himaba alerta para número de cirurgias corretivas para escoliose em crianças e adolescentes

Compartilhe

O mês de junho marca importantes datas de conscientização voltada à saúde e uma delas está relacionada ao diagnóstico e tratamento da escoliose, no chamado Junho Verde. O Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, gerenciado pelo Instituto Acqua, é uma unidade referência no tratamento da escoliose e alerta para o número de cirurgias corretivas feitas em crianças e adolescentes de 10 a 17 anos. Em um ano, a unidade já realizou cerca de 30 procedimentos. 

A doença é caracterizada pela curvatura anormal da coluna vertebral e afeta, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 4% da população. Segundo o ortopedista especializado no tratamento da escoliose, Charbel Jacob, essa doença gera impactos significantes na qualidade de vida, no bem-estar e na autoestima dos pacientes, para além das alterações estéticas, podendo ocasionar desconforto muscular excessivo, além de poder comprometer as funções pulmonar e cardíaca. 

O profissional revela que os principais tipos diagnosticados com a doença no Himaba são a idiopática e a neuromuscular, sendo que grande parte deles já chega em avanço de, aproximadamente, 80 graus, o que torna elementar a intervenção cirúrgica nos jovens. 

“O objetivo da campanha Junho Verde é destacar que quanto mais precoce o diagnóstico maior a chance de o tratamento ser realizado sem uma intervenção cirúrgica. Os exames para avaliação são simples e os pais devem estar atentos aos filhos em fase de crescimento, pois é neste período que acontece a progressão da doença”, explicou Charbel Jacob. 

O ortopedista orientou também os pais e responsáveis para a detecção da doença. “Uma das melhores maneiras de detectar a escoliose é pedir à criança que se curve e toque seus pés, examinando então suas costas para ver se há alguma assimetria ou protuberância. Os pais podem notar que os ombros da criança, a frente da coluna, a cintura ou a omoplata parecem irregulares”, ressaltou.

 

Projeto ‘Proteja sua Coluna’

Com outros quatro médicos especialistas em coluna, o ortopedista Charbel Jacob lidera a iniciativa do projeto social “Proteja sua Coluna”. O projeto é uma parceria entre os profissionais e o Himaba e acontece da seguinte maneira: os médicos vão até escolas estaduais e municipais para examinarem e diagnosticar precocemente a escoliose em adolescentes, entre 10 e 17 anos. “Realizamos exames de triagem e, se detectada a necessidade de tratamento, encaminhamos esses jovens para o Himaba”, explica Jacob.

Tratamentos 

Com duração média de quatro horas, a intervenção cirúrgica corretiva de escoliose é indicada em casos mais acentuados da doença, quando é identificado mais de 50 graus.

O procedimento consiste em colocar alguns parafusos ortopédicos para posicionar a coluna da forma mais ereta possível, sendo necessário acompanhamento médico posterior e sessões de fisioterapia. Para casos mais amenos de escoliose e de crianças menores, a equipe de ortopedia do Hospital infantil de Vila Velha tem investido no uso do gesso.

 

Leia também

Brasil encerra Pan de Ginástica de Trampolim com nove medalhas

O Brasil encerrou nesta terça-feira (28) a participação no Campeonato Pan-Americano de Ginástica de Trampolim, realizado na Arena...

Com gol de Gabriel Teixeira, Grêmio derrota Londrina na Série B

O Grêmio retornou ao caminho das vitórias na Série B do Campeonato Brasileiro ao bater o Londrina por...

MPES notifica municípios para manterem informações sobre a Covid-19 atualizadas

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES), notificou todos os municípios capixabas, por meio da Associação dos Municípios...

CEARÁ: Equipes de Atenção Básica realizaram 34,5 mil consultas de pré-natal com seis ou mais atendimentos por gestante em 2021

Para prevenir e detectar precocemente doenças em gestantes e bebês, o Ministério da Saúde recomenda que as mulheres...

Governo Federal instala mais de 17 mil novos pontos de internet em todo o país

Por meio do programa que oferece gratuitamente conexão à internet em banda larga, foram entregues 17 mil pontos...

Aplicativo já permite realizar compras públicas de forma 100% digital

Acesso fácil e eficiente para que os empreendedores participem das compras públicas do Governo Federal por meio de...

RONDÔNIA: Equipes de Atenção Básica realizaram 2,4 mil consultas de pré-natal com seis ou mais atendimentos por gestante em 2021

Para prevenir e detectar precocemente doenças em gestantes e bebês, o Ministério da Saúde recomenda que as mulheres...