Julho termina com aumento nos casos e diminuição das mortes por Coronavírus no Espírito Santo

O Espírito Santo registrou um aumento de 9,6% no número de casos de Covid-19 em julho comparado ao mês de junho. Já as mortes diminuíram 14,2%, passando das 1.043 registradas em junho para 897 em julho.

Desde que o Espírito Santo registrou o primeiro caso de coronavírus, no dia 5 de março, este foi o mês com o maior saldo de casos.

Os dados são do monitoramento do G1 com base nos números divulgados pelo Painel Covid-19, do Governo do Estado. Ao todo, o Espírito Santo tem 2.544 mortes e 83.292 casos de coronavírus. Até o momento, 67.117 pessoas estão curadas e 173.724 testes foram feitos.

Em julho, o acumulado dos casos confirmados desde o início da pandemia do novo coronavírus aumentou 77%. Em um mês, os casos passaram de 46.893 (acumulado até 30 de junho) para 83.292 (acumulado até dia 31 de julho) testes positivos para coronavírus no estado.

No entanto, no comparativo entre os casos confirmados entre os meses de junho e julho isoladamente, o aumento é de 9,6%.

De 1º a 31 de julho foram confirmados 36.399 novos casos de coronavírus no estado. Em junho, que tinha o maior registro de casos e mortes até então, 33.203 pessoas tinham testado positivo para a doença no Espírito Santo.

Já o número de mortes caiu. Em todo o mês de julho foram registradas 897 óbitos por causa da Covid-19 no estado. No mês anterior foram 1.043 óbitos. A diminuição é de 14,2%.

O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, explicou que a queda no número de óbitos se deve a disponibilização dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de Covid-19.

Já o aumento no número de casos está relacionado a interiorização da doença no estado. Grandes cidades das regiões Norte, Noroeste e Sul mais que dobraram o número de infectados por coronavírus em julho.

“A ocupação dos leitos está caindo em virtude da queda sustentada na Grande Vitória. No entanto, há um aumento diário de casos graves na região Norte, Noroeste e na região Sul. Nós estamos conseguir o acesso de todos os pacientes porque ampliamos os leitos em maio, junho e julho”.

A previsão da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é de que os casos de Covid-19 continuem aumentando nessas regiões nas próximas três semanas.

Municípios

Na comparação do acumulado de casos registrados desde o início da pandemia no estado, os quatro maiores municípios do interior (Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e São Mateus) mais que dobraram o número de pessoas infectadas por coronavírus.

O maior aumento foi em Colatina (132%). Até o final de junho, o município tinha registrado 1.601 casos, já no dia 31 de julho eram 3.716 confirmações da doença. Na sequência vem Linhares, com aumento de 124%, que passou de 1.948 em junho, para 4.371 em julho; São Mateus teve aumento de 114%, passando de 641 casos em junho para 1.373, em julho; e Cachoeiro de Itapemirim (111%), que aumentou de 1.669 em junho para 3.528, em julho.

Na comparação com o mesmo período, a Grande Vitória teve menor aumento percentual. Cariacica foi onde a doença mais cresceu (74%), passando de 5.128 casos confirmados em junho para 8.957 em julho; seguido por Vila Velha, com aumento de 61,53% o número de casos; Vitória (53%); e Serra, que teve aumento de 38% no número de infectados quando comparado o número total de casos registrados nos meses de junho e julho.

Leia mais

Agricultor sai do interior para borrifar álcool nas mãos da população em Nova Venécia

Ação de Robson Tosta Felhberg está sendo realizada no Centro de Nova Venécia ...

Sindicato pede suspensão de aulas nas escolas públicas do Espírito Santo

Nesta segunda-feira (16), o governo do estado vai se reunir com as secretarias e órgãos e será anunciado um novo plano de ação para...

Secretaria da Saúde apresenta resultados da quarta etapa do Inquérito Sorológico

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, apresentou, neste sábado (27), os resultados estatísticos da...

RS: Linhas regulares de ônibus começam a ser utilizadas para o transporte de testes da Covid-19

A Secretaria de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul começou a utilizar linhas regulares de ônibus para transportar amostras de testes da...

Leia também

Espírito Santo estabelece protocolo para volta às aulas presenciais durante a pandemia

O Governo do Espírito Santo publicou em edição extra do Diário Oficial, neste sábado (8), um protocolo com medidas administrativas e sanitárias a serem...

Espírito Santo chega a 2.735 mortes e 77.476 curados em 91.791 casos de Coronavírus

O Espírito Santo registrou, até este domingo (9), 2.735 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 91.791. O índice de letalidade...

Morre aos 112 anos, dona Ana parteira, moradora mais antiga de Água Doce do Norte

Morreu na madrugada deste domingo, 09 de agosto de 2020, a moradora mais antiga de Água Doce do Norte, Ana Honorato Estevão (foto). Dona Ana...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste do país tem tempo quente e seco, nesta segunda-feira (10)

Graças à atuação de um bloqueio atmosférico, o tempo quente e seco persiste na região Centro-Oeste, nesta segunda-feira (10), em Mato Grosso, Mato Grosso...