jovens do CRJ Novo Horizonte pintam quadro da mulher que inspirou o ‘Outubro Rosa’

Compartilhe

Os jovens do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Novo Horizonte, localizado na Serra, estão pintando um quadro de Susan Goodman, que inspirou a criação do “Outubro Rosa”. A peça está sendo produzida enquanto os jovens aprendem sobre a história desta mulher.

A tela ficará exposta no CRJ Novo Horizonte. Durante o trabalho de pintura da tela, os jovens aprenderam que a campanha nasceu nos Estados Unidos, onde foi criado o mês de prevenção do câncer de mama, tumor que acomete mulheres em todo o mundo.

“O ‘Outubro Rosa’ é uma campanha muito importante de conscientização para que nós possamos adotar medidas preventivas contra o câncer de mama não apenas neste mês, mas durante todo o ano. Sabemos que há mais chances de cura quando a doença é descoberta no início, por isso precisamos estar atentas sempre”, destacou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

História

Susan Goodman descobriu a doença no final da década 1970 e, naquela essa época, não havia tratamento para a cura da doença, muito menos métodos de prevenção, vindo a falecer em seguida. A irmã dela Nancy Goodman Brinker prometeu que faria o possível para descobrir a cura e ajudar na conscientização pública da cancerização na mama.

Em 1982, Nancy Goodman lançou a Fundação Susan. G. Komen for The Cure e distribuiu laços rosas aos participantes da Corrida pela Cura, em Nova York, na década de 1990. Posteriormente, hospitais começaram a aderir aos programas de divulgação sobre a doença, distribuindo os laços pela cidade. O movimento contagiou o mundo.

No Brasil, em 2002, o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido popularmente como Obelisco do Ibirapuera, ficou totalmente iluminado com a cor rosa, em São Paulo. Em 2008, os símbolos mais conhecidos do Brasil, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ficaram rosa.

CRJ Novo Horizonte

O Centro de Referência Novo Horizonte é o maior CRJ da Serra. Ele é o segundo a ser inaugurado no município, em junho de 2022. Ele funciona em um amplo galpão com diversas salas multiuso, laboratório criativo, sala de computadores, de dança e conta com uma pista de skate.

As juventudes de toda a região de Novo Horizonte agora podem fazer de graça cursos, oficinas de geração de renda, passeios, usar computadores para estudo ou lazer, usar salas para reuniões ou encontros, fazer empréstimo de equipamentos, entre tantos serviços prestados pelo CRJ.

Dentro do Programa Estado Presente, o CRJ Novo Horizonte foi implantado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Cieds Brasil, definido após ampla seleção pública.

Estado Presente

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse projeto, foram implantados 14 CRJs em todo o Estado. Mais informações em www.juventudes.es.gov.br.

Leia também

COP28: indústria é parceira da transição energética, diz ministro de Minas e Energia

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu o papel da indústria na transição energética e para...

José Renato Ferrari é eleito presidente do Sindicato dos Jornais e Revistas do Estado

O Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Espírito Santo elegeu, na manhã desta terça-feira, dia...

Ministério da Cultura recebe até dia 11 de dezembro inscrição de iniciativas culturais Hip-Hop

O Ministério da Cultura lançou o Programa de Intercâmbio Cultural, uma iniciativa que tem como objetivo difundir a...

Comerciante é morto a tiros dentro do próprio bar no Espírito Santo

  Um comerciante foi morto a tiros na noite de quarta-feira (6) em Sooretama, no Norte do Espírito Santo....

Um milhão de pessoas vivem com HIV no Brasil. Mulheres apresentam piores índices da doença

Um milhão de pessoas vivem com HIV no Brasil. As mulheres apresentam piores desfechos em todas as etapas...

Crimes: cerca de 38% dos municípios paranaenses não registraram homicídios entre janeiro e outubro

No Paraná, cerca de 38% dos municípios não registraram homicídios de janeiro a outubro deste ano; 25% registraram...