Jovem é preso com 46 máquinas de cartão de crédito ao tentar aplicar golpe em dona de casa

Um jovem de 21 anos foi preso suspeito de aplicar golpes. Um grupo se passava por funcionários de banco para furtar cartões de crédito das vítimas. A prisão em flagrante aconteceu nesta segunda-feira (31). O estelionatário estava com 46 máquinas de cartão.

A polícia chegou até o suspeito depois que uma mulher de 53 anos, moradora de Santa Bárbara, em Cariacica, na Grande Vitória, foi vítima de uma tentativa do golpe.

A dona de casa recebeu a primeira ligação do grupo por volta das 15h30 desta segunda. Uma pessoa, que se identificou como funcionário do banco que ela é cliente, relatou que cartão dela teria sido usado por alguém em São Paulo.

“Me ligaram falando que tinham passado meu cartão em uma loja de Guarulhos no valor de R$ 4.850. Eles disseram que acharam estranha aquela compra, já que moro em Cariacica”, contou a dona de casa.

O golpista ainda orientou que ela ligasse para o 0800 do cartão para confirmar que a compra tinha sido feita. Ela ligou para a central e uma pessoa, que se passou por atendente, confirmou a compra e deu orientações sobre o que fazer.

“No 0800, eles falaram que realmente tinha acontecido isso. A orientação deles era para eu cancelar o meu cartão e perguntaram se eu tinha outros. Eles me deram um código e disseram que era para colocar todos os meus cartões dentro de um envelope que uma pessoa viria buscar”, contou a mulher.

As filhas da dona de casa de casa desconfiaram da ação e ligaram para o banco que uma delas tinha trabalhado. O gerente confirmou que era um golpe e então a família ligou para a polícia.

“Nesse meio tempo, o cara me ligou e disse para eu ficar aqui na linha até o moço chegar aqui em casa para buscar o cartão. Eu fiquei na linha e enrolando ele porque já sabia que era um golpe”, explicou a dona de casa.

A mulher também combinou com os policiais e eles foram até a casa da vítima. Eles chegaram ao mesmo tempo que o golpista e o prenderam em flagrante.

Os policiais chegaram junto com o criminoso. Ele ainda tentou correr para escapar do flagrante”, revelou a delegada Rayana Bremenkamp, da Delegacia Especializada em Crimes de Defraudações e Falsificações.

Central falsa

A delegada explicou como o golpe funciona e como o suspeito simulou a ligação para a central do cartão.

“Esse golpe é uma encenação. Enquanto ela acha que está ligando para a central do cartão, o golpista está segurando a linha do telefone fixo. Nisso, ela já entra aquela musiquinha do banco e as pessoas entendem que é um telemarketing e a pessoa acaba passando a senha ou entregando o cartão para os golpistas”, contou.

Prisão

Com o suspeito, a polícia prendeu 46 máquinas de cartão e os pertences de uma idosa de 69 anos que tinha procurado a polícia depois de ser vítima do golpe. Ao todo, os criminosos sacaram R$ 25 mil dos cartões dela.

A recomendação, de acordo com a delegada, é não passar nenhuma informação pessoal por telefone. O jovem foi autuado por estelionato contra idoso e tentativa de estelionato.

Informações: G1/ES

Leia mais

Vegetação de restinga dos Parques Estaduais de Itaúnas e Paulo Cesar Vinha é recuperada para estabilidade dos ecossistemas

A realidade das mudanças climáticas tem sido mais percebida em ambientes litorâneos, como é o caso...

Motocicleta clonada de Vila Velha é apreendida em Ecoporanga

Nesta sexta feira, 26/06/2020, por volta das 19h30min, policiais do 11º BPM de Ecoporanga apreenderam mais uma motocicleta clonada em um dos bairros da...

Teco, Lemão, Borrinha, Jadeir e Leandro Ais já estão eleitos em Barra de São Francisco

Mesmo antes de finalizar a apuração, alguns vereadores já podem ser considerados eleitos. São eles Reinaldo Neri - Borrinha (PSD) Ademar - Lemão - (PSD) Teco Ferreira (PSD) Leandro...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Norte do país tem tempo predominantemente chuvoso, nesta sexta-feira (28)

A semana termina com chuva em boa parte da região Norte do país, nesta sexta-feira (28), entre o norte de Rondônia, grande parte do...

Leia também

Ex-sócio da Telexfree tem negado o recurso contra a perda da nacionalidade brasileira

O empresário Carlos Nataniel Wanzeler, ex-sócio da empresa TelexFree, teve negado o recurso contra a perda da nacionalidade brasileira, publicou o G1 ES. O indeferimento...

Empresa de Barra de São Francisco quer convencer Bolsonaro a construir casas populares com Granito

Renan Bolsonaro ganhou um carro elétrico da empresa Gramazini Granitos e Mármores, que fica em Barra de São Francisco. O presidente da empresa, John Lucas...

John Thomazini dá carro para filho de Bolsonaro

Renan Bolsonaro, seguindo o caminho de Lulinha e Luleco, abriu uma empresa de eventos, diz O Antagonista. Segundo o site, entre os patrocinadores, destacam-se a...

Inflação da construção foi de 1,29% em novembro, diz FGV

A inflação da construção em novembro foi de 1,29%. A taxa é inferior ao 1,69%, registrado em outubro, de acordo com o Índice Nacional...